PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Governo realiza ‘I Fórum de Saúde da Mulher Sergipana’ em alusão ao Outubro Rosa

Foto: SPM

A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo de Sergipe, por meio da Diretoria de Saúde da Mulher, promoveu na última terça-feira, 17, o ‘I Fórum de Saúde da Mulher Sergipana’, em parceria com a Liga Acadêmica de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Laism) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento foi realizado na Escola de Governo, da Sead, e abordou a prevenção ao câncer de mama.

Na oportunidade, a diretora de Saúde da Mulher da SPM, Viviane Goston, destacou as ações desenvolvidas pela pasta relacionadas ao tema. “Firmamos essa parceria para promover junto ao público acadêmico um fórum para discutir a saúde da mulher na atualidade, para entendermos como funciona a rede de atenção à mulher com câncer, como ela é acolhida na rede e como ela tem acesso tanto para estratégias de prevenção e diagnóstico contra o câncer de mama e de colo de útero, quanto para o tratamento”, detalhou.

A presidente da Laism-UFS, Larissa Pereira, reforçou que o Fórum teve o objetivo de trazer as boas práticas e diretrizes para a temática do câncer de mama. “É muito importante falarmos sobre essas temáticas, tanto da prevenção do câncer de mama para a comunidade, quanto para as diretrizes dos profissionais que estão na atenção primária, secundária e terciária diretamente em contato com esses pacientes”, ressaltou.

O Fórum contou ainda com palestras com os temas ‘Nódulos Mamários: quando me preocupar?’, com o mastologista Thiers Deda, a palestra ‘Acolhimento do paciente com câncer dentro do SUS’, com a enfermeira obstetra e gerente assistencial do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), Zaira Freitas.

“Este Fórum é de extrema importância, pois faz parte da formação acadêmica do profissional. É riquíssimo estar compartilhando conhecimento e promovendo a redução da incidência de câncer de mama e ginecológico na população feminina do estado”, disse a palestrante Zaira Freitas.

Também foi realizada a palestra ‘Como conduzir o emocional durante o tratamento oncológico?’, ministrada pela mestre em Psicologia Social Aline Menezes, que reforçou a importância do Fórum para a comunidade acadêmica. “Foi um aprendizado para mim ouvir outros profissionais e uma oportunidade de a gente mudar a realidade da estigmatização do câncer de mama. Desejamos acabar com esse estigma e falar sobre este assunto tão importante”, disse.

Fonte: Governo de SE

Publicidade
Publicidade