PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Grupo de teatro lagartense se apresentará no TobiArte

WhatsApp Image 2019-10-24 at 20.49.02

O 7Panos Coletivo de Artes Integradas marcará presença no TobiArte para apresentar o espetáculo ‘Mil Noites Doloridas na Vida de Dolores’ do gênero Commedia Dell’arte, abordando a exploração sexual e o abuso de crianças e adolescentes. 

A apresentação do grupo artístico lagartense acontece no próximo sábado (26), a partir das 19h30, na Praça do Cruzeiro, em Tobias Barreto. 

A Commedia Dell’Arte, gênero escolhido pelo coletivo, surgiu entre os séculos XV e XVI, durante o período do Renascentismo, na Itália. Posteriormente, o modelo chegou a França com o nome de Comédia Italiana e perdurou até o século XVIII. 

Uma das diferenças desse gênero para os que existiam até então, é o seu caráter popular, se opondo ao erudito. Também é conhecido pelo fato de ser itinerante, ou seja, a companhia teatral se apresentava em praças públicas e ruas de diversas cidades. As apresentações chegavam a seguir um roteiro, mas que não era muito fechado, permitindo aos atores a improvisação e espontaneidades durante suas apresentações. 

Um dos integrantes dos 7Panos, Benício Júnior, conta que a escolha pelo tema veio porque a companhia costuma trabalhar muito com questões sociais, envolvendo inclusive, assuntos relacionados a abuso e exploração. “A escolha pela Commedia Dell’Arte é porque as vítimas de abuso transmitem alguns sinais que podem ser pequenos ou grandes demais. É como se expressassem um pedido de socorro através do corpo”.

Apesar do nome, Benício explica que o gênero não é necessariamente cômico e que uma de suas principais características  são os diferentes modos de andar e se expressar através do gestual e das proprias máscaras utilizadas na peça.

Outra vantagem proporcionada pela Commedia Dell’Arte, segundo ele, é que as histórias contadas parecem se passar em uma outra espécie de universo, algo fora da Terra, o que faz com que as pessoas sintam que aquilo poderia estar acontecendo em qualquer lugar.

Essa é a quarta vez que o grupo de teatro lagartense se apresenta em Tobias Barreto. A primeira vez foi em 2011 com as peças ‘Uma caixinha de surpresas’, criada por todos os integrantes, e o ‘Lenhador e a Bruxa’, com texto do saudoso Ivilmar Gonçalves, que dirigia o grupo Cobras & Lagartos e apadrinhou a companhia 7Panos. 

As outras vezes foram em 2012, com a peça ‘O cabaré de Zefa Preta’ e 2017 com ‘Um sonho encantado’, escrita por Benício Júnior. 

Publicidade
Publicidade