PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

HU de Lagarto é referência para o coronavírus em Sergipe

Hospital Universitário de Lagarto

Na última segunda-feira, 10, atendendo a uma solicitação do Ministério da Saúde (MS) em relação ao coronavírus, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou seu Plano de Contingência para um possível enfrentamento ao vírus em Sergipe. O documento foi formulado por um grupo de trabalho interno e define parâmetros para detectar, abordar e tratar os pacientes que apresentarem a doença.

Plano foi anunciado durante uma coletiva de imprensa

Segundo a SES, para identificar um caso suspeito de coronavírus em Sergipe, o paciente precisa ter mais que febre e sintomas respiratórios comuns a outros vírus como o N1H1 ou Influenza. “É preciso ter também o vínculo epidemiológico, ou seja, se o paciente esteve na China (local de concentração da transmissão) nos últimos 14 dias, se manteve contato com algum outro suspeito de coronavírus nos últimos 14 dias ou com algum caso confirmado. Se a resposta para as três situações for positiva, este é um caso suspeito”, explicou a Secretaria.

Caso haja algum caso suspeito, de acordo com a SES, “a conduta médica contida no mencionado plano é colocar imediatamente uma máscara no paciente, isolá-lo, colher amostra de material para exame e comunicar a suspeita ao Centro de Informações Epidemiológicas de Vigilância em Saúde (unidade de respostas emergenciais). O isolamento não tem que ser necessariamente hospitalar. O estado do paciente é quem dirá se ele deve ser mantido isolado em casa e socialmente ou em unidade hospitalar”.

Hospital Universitário de Lagarto é uma das referências para o enfrentamento do vírus no interior do estado

Nas situações em que houver a necessidade de se realizar o isolamento em uma unidade hospitalar, o Plano de Contingência define o Hospital de Urgência de Sergipe (huse), o Hospital Regional de Itabaiana e o Hospital Universitário de Lagarto (HUL) como unidades de referência para o coronavírus; e o Laboratório Central de Sergipe (Lacen), como o órgão responsável pelo exame do material coletado em suspeitos.

“O Lacen não analisa para o coronavírus, mas para os vírus que circulam no Estado. Se o resultado for negativo para estes vírus, uma amostra será encaminhada para laboratórios de referência nacional que são Fio Cruz e o Adolf Lutz, para confirmação do coronavírus”, acrescentou a Secretaria de Estado da Saúde.

Cabe destacar que o Plano de Contingência anunciado pelo Governo do Estado contou com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que por meio do Mário Medeiros, explicou que a agência intensificou as ações nos pontos de entrada, ou seja, portos, aeroportos e passagens de fronteiras. Segundo ele, a ideia é “evitar que o coronavírus se alastre”.

Epidemia de coronavírus

O coronavírus tem a transmissão concentrada na China, onde já contaminou 40.235 pessoas, causando 909 óbitos até o fechamento desta matéria. De lá, no último final de semana, o governo federal repatriou 34 brasileiros em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e os colocou de quarentena na Base Aérea de Anápolis (GO). 

Governo repatriou 34 brasileiros do epicentro do coronavírus (Foto: FAB)

 

Publicidade
Publicidade