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HU de Lagarto discute eficiência e resolutividade na recepção a pacientes

IMAGEM 6 GTH

Qualificar o atendimento e acolhimento dos pacientes. Esse o objetivo de Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) desenvolvido com os profissionais que atuam na recepção do Hospital Universitário de Lagarto (HUL), para analisar os processos de trabalho e propor melhorias em favor dos usuários e profissionais que atuam na porta de entrada da unidade hospitalar.

O Grupo de Trabalho de Humanização é um dispositivo criado pela Política Nacional de Humanização (PNH) para o Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de intervir na melhoria dos processos de trabalho e na qualidade da produção de saúde para todos. A utilização da ferramenta pelo HUL se dá em função de se tratar de uma metodologia participativa que estimula mais protagonismo e autonomia dos profissionais implicados no processo de saúde.

Para a psicóloga do HUL, Aline Alves Menezes, a porta de entrada do hospital foi eleita inicialmente por conta da alta demanda por atendimento e acolhimento vindo da população local e regional. E que o propósito é o de ampliar essa inciativa para outros setores do HUL. Para ela, a importância da ferramenta está em possibilitar uma análise dos processos de trabalho e com isso propor melhorias. “Com isso ganham todos que estão inseridos no processo de saúde como usuários, trabalhadores e equipe”, observou. “Ao final o que se busca é um atendimento mais eficaz, resolutivo e humano”, disse.

“Nesse processo de discussão do acolhimento e humanização qualificada com os profissionais da recepção procuramos desenvolver a capacidade de solucionar problemas enquanto se colhe informações, permitindo uma rápida distinção do que é mais relevante”, considerou, por sua vez, Gabriel Ramos, chefe da unidade de Pronto Atendimento do HUL. “Para isso é preciso que em todos os encontros de serviço de saúde se tenha uma escuta qualificada e compartilhamento de saberes, para a implementação de melhorias”, concluiu.​

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