PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

HU realiza workshop sobre inteligência emocional para 250 colaboradores

WhatsApp Image 2020-03-13 at 14.04.45

Cerca de 250 colaboradores do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh) participaram desde meados de fevereiro e até esta semana do workshop “O Papel da Inteligência Emocional no Desenvolvimento Humano e Organizacional”, numa iniciativa da Área de Desenvolvimento da Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) da unidade hospitalar. As atividades foram desenvolvidas no auditório do Centro de Simulações e Práticas, no Campus UFS Lagarto.

Dentre os temas abordados de forma dinâmica e prática em quatro encontros realizados, “Relacionamento Interpessoal”, “Automotivação”, “Gerenciamento de Conflitos”, “Empatia”, “Equilíbrio Emocional” e “Auto Conhecimento das Emoções”. Inteligência emocional é a capacidade de conhecer e gerir as próprias emoções, e também de conhecer e entender as emoções do outro, através da empatia e dos relacionamentos saudáveis – nesse caso aplicado ao ambiente organizacional.

Durante os encontros foram apresentados e discutidos conceitos teóricos sobre inteligência emocional e trabalhadas dinâmicas envolvendo questões práticas que envolvem o conceito e o paradigma no dia a dia das atividades profissionais, valendo-se de questões como gestão de conflitos, comunicação não violenta, equilíbrio emocional e práticas de trabalho em equipe.

O workshop procurou apresentar os conceitos da inteligência emocional e como ela pode ser aplicada no dia a dia das relações profissionais. Como também, desenvolver um alinhamento sistêmico sobre o papel coletivo do grupo, contribuindo assim para a melhoria do clima organizacional das equipes que integram a unidade hospitalar. A iniciativa contou com a participação dos colaboradores do hospital e da comunidade acadêmica HUL-UFS.

Alane Santos Alves, da Área de Desenvolvimento de Pessoas/DivGP do HUL, destacou que a qualificação das relações entre os colaboradores tem sido uma aposta diária da unidade hospitalar. “Por termos a consciência de que o trabalho, quando desenvolvido em equipe, pode tornar algo bom em sensacional”, disse a pedagoga e uma das organizadoras do evento. “O workshop de Inteligência Emocional foi planejado pela gerência Administrativa com o propósito de aprimorar habilidades de relacionamento e empatia, o que proporciona melhorias no clima organizacional”, observou.

“O workshop me incentivou sobre a importância das boas relações no âmbito do trabalho, contribuindo para melhores desfechos”, avaliou Kamila Luana, nutricionista da unidade hospitalar. “Também me proporcionou uma autoavaliação como humano e profissional, sem contar que as dinâmicas propostas colaboraram para estreitar os laços entre os colegas”, disse. “Foi de fato muito efetivo”, pontuou. Para o médico Ednando Bezerra, clínico do HUL, participar do workshop foi importante “para conhecermos as funções das emoções em nossas atitudes”, ressaltou.

O facilitador do workshop, Marlon Rosário, falou da importância da iniciativa do Hospital Universitário de Lagarto em proporcionar um workshop sobre Inteligência Emocional aberto à participação de todo o seu corpo funcional. “Demonstra um cuidado e preocupação não somente com a boa relação interpessoal e profissional dentro da instituição, como também com a qualificação do serviço de saúde prestado ao público pela unidade hospitalar”, observou o treinador comportamental. “Saem ganhando também todos aqueles que utilizam os serviços do HUL, já que essa equipe de trabalho, harmônica e plena, consegue entregar um serviço de excelência a toda comunidade!”, disse.

“A presença, comprometimento e dedicação diária de cada um de vocês é o maior bem do HUL”, pontuou por sua vez o professor Manoel Cerqueira Neto, superintendente da unidade hospitalar ao falar para os colaboradores durante o evento. “E não tem bem maior do que a gente deixar algo melhor para o outro, nessa atribuição diária de todos nós por cuidar, acolher e atender ao público”, concluiu.

Publicidade
Publicidade