PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Igreja Matriz de Lagarto retoma atividades presenciais com algumas restrições

No começo de julho, algumas celebrações presenciais chegaram a ser realizadas no Santuário Mariano de Nossa Senhora da Piedade
Registro da primeira missa pós-flexibilização governamental

Com a devida permissão do Governo do Estado e da Diocese de Estância, na última quarta-feira, 01, o Santuário Mariano Diocesano de Nossa Senhora da Piedade, localizado no centro de Lagarto, realizou sua primeira missa com a presença de fiéis. No entanto, devido a pandemia, a retomada ocorreu com algumas restrições.

De acordo com a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, para adentrar ao Santuário, os fiéis interessados devem realizar o agendamento prévio na Secretaria Paroquial e apresentar o comprovante de agendamento na entrada do templo. Lá, será feita a higienização das mãos com álcool 70%, além da aferição da temperatura.

Higienização e aferição de temperatura foram adotados como barreira sanitária

Já dentro do Santuário Mariano Diocesano de Nossa Senhora da Piedade, todos os presentes deverão: utilizar máscara de proteção, podendo retirar apenas durante a comunhão; e manter o distanciamento mínimo de 2 metros que foi amplamente respeitado pelos fiéis. Tanto é que na primeira missa presencial foram contabilizadas apenas 11 pessoas.

As missas serão realizadas de domingo a domingo, nos horários que já são de conhecimento de todos os fiéis. Nelas, os presentes, ao receberem a comunhão será entregue em mãos e o tradicional “Amém” deverá ser dito  coletivamente e de uma única vez. A procissão de ofertas está proibida e qualquer fila deverá ser respeitado o distanciamento.

Outras restrições adotadas pela Paróquia de Nossa Senhora da Piedade

Batismo: acontecerão no segundo e quarto sábado de cada mês, a partir das 09h, obedecendo o limite máximo de pessoas. Uso de álcool 70%, máscaras são obrigatórios. No entanto, o sinal da cruz será feito pelo padre sem tocar na criança e, no momento do batizado, a mesma ficará apenas com um dos seus pais. Já as velas deverão ser individuais e adquiridas na Secretaria Paroquial.

Confissão: devem ocorrer prioritariamente em locais amplos e arejados, onde o confessor e o penitente deverão estar usando máscaras. Elas continuarão sendo realizadas durante as quintas-feiras, sob prévio agendamento, mas sem qualquer contato físico.

Casamento: os noivos devem primar por apenas um músico; a solenidade terá um número limitado de participantes; as alianças deverão ser manipuladas pelos próprios noivos, sendo proibida a entrada de porta-alianças ou daminhas; celebrações em volta do templo estão proibidas e as fotografias devem respeitar o distanciamento social.

Unção dos enfermos: além das restrições referentes ao uso de máscaras e álcool 70%, devem ser: evitados contatos físicos, como aperto de mãos e abraços; redobrados os cuidados com a higienização e, ao dar a comunhão, o sacerdote deve evitar tocar na boca do enfermo.

Demais orientações: Os grupos e movimentos religiosos devem realizar as suas atividades via internet; os visitantes do templo estão proibidos de tocarem nas imagens ou objetos expostos. Além disso, a realização da quermesse continua suspensa, bem como a realização de missas no Asilo Santo Antônio.

Publicidade
Publicidade