PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Indústria automobilística vive retomada do crescimento no Brasil

IMAGEM_NOTICIA_0

A indústria automotiva brasileira registrou um aumento de 20,5% na produção de veículos em fevereiro em comparação com o mesmo mês em 2018, segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) ー é o melhor desempenho para o período desde 2014, antes da crise econômico e política que atingiu o Brasil a partir do ano seguinte.

Nos 28 dias do mês, o setor produziu 257,2 mil automóveis novos ー mais da metade das 455 mil unidades que já saíram das fábricas nacionais no primeiro bimestre de 2019. O dado, aliás, também representa o melhor número dos últimos cinco anos, o que indica uma retomada do crescimento da indústria de carros prevista pelos montadores desde o ano passado. Os dados do IPVA 2019 devem atualizar a quantidade da frota nacional no próximo mês.

Em novembro, a Anfavea afirmou que esperava uma melhora na casa de dois dígitos ー algo em torno de 12%. ー nas vendas de carros 0km no Brasil em 2019. À época, Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul, disse que a montadora aguardava uma alta de 13%, enquanto Pablo di Si, executivo da Volkswagen, admitiu que a fabricante alemã estava prevendo um crescimento de aproximadamente 10%.

O otimismo também estava na esteira a vitória de Jair Bolsonaro nas eleições, em outubro. Antonio Megale, presidente da Anfavea, admitiu naquele mesmo mês que a indústria de automóveis do país estava empolgada com o novo governo depois de um “excelente” primeiro contato com a equipe que coordenou a transição entre Michel Temer e o governante atual.

“Em nossa visão deveria ter um Ministério da Produção muito forte, onde pudéssemos apresentar as demandas do setor. Assim como o novo governo, a indústria automobilística espera pelo bem do país. Então teremos uma convergência nesse ponto”, disse na ocasião.

A indústria de carros representa 4% do PIB do país hoje, mas possui um importante lugar na arrecadação de impostos para o governo todos os anos: 12% de tudo o que é pago pelos consumidores.

Em fevereiro, as vendas de automóveis tiveram um aumento de 26,6% na comparação com o mesmo período do ano anterior, com o licenciamento de 198,6 mil novos veículos. O melhor resultado para o mês considerando o mesmo período. Já no bimestre, as vendas do setor alcançaram 398,4 mil unidades, um crescimento de 17,8% em relação aos dois primeiros meses de 2018. Este também é resultado mais expressivo para o setor desde 2015.

“Tivemos um crescimento de 17,8% nas vendas nestes dois meses, o que dá otimismo para todos nós do setor e mostra que começamos o ano com boas perspectivas”, avaliou Megale. Só em setembro de 2018, a frota nacional de automóveis era de 54.209.990, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), sem contar os demais veículos (ônibus, caminhões e motos), que somam 45.532.887 unidades.

Publicidade
Publicidade