PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

UFS aponta alta contaminação da Covid-19 nas escolas estaduais de Lagarto

Dados do inquérito sorológico foram apresentados em coletiva de imprensa no auditório da Secretaria de Estado da Saúde

O inquérito sorológico realizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) nas escolas estaduais de 28 municípios sergipanos apontou que o Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas (Polivalente), o Centro de Excelência Sílvio Romero e o Colégio Estadual Dom Mario Rino Sivieri, sediados em Lagarto, estão com alto índice de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) entre os integrantes de suas respectivas comunidades escolares.

Dados do inquérito sorológico foram apresentados em coletiva de imprensa no auditório da Secretaria de Estado da Saúde

O dado foi divulgado em coletiva de imprensa realizada na última segunda-feira, 14, na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na oportunidade, o professor  da UFS, Lysandro Borges, explicou que o inquérito serviu para apontar quantas pessoas  já tiveram contato com o novo coronavírus e que para a testagem, a comunidade escolar foi dividida em quatro grupos:  professores, gestão e direção, demais funcionários e alunos. 

Destes grupos, em todos os 28 municípios testados, aquele que apresentou maior taxa de contaminação foram os professores, seguido pelos gestores, diretores e demais funcionários. “Do contrário do que a gente imaginava, os estudantes são os menos contaminados entre os grupos. Um motivo pelo qual esse resultado pode ser justificado é a permanência da classe estudantil em casa, enquanto os integrantes dos outros grupos, os professores, gestão e direção e demais funcionários, precisam resolver coisas na rua, como por exemplo, fazer compras. Eles acabam se expondo mais”, explicou à imprensa.

Procurada pelo Portal Lagartense, a Diretora Regional de Educação II, professora Daniela Silva, destacou que aqueles que testaram positivo para a Covid-19 nas escolas estaduais de Lagarto estavam assintomáticos e que não contraíram o vírus em ambiente escolar, pois a testagem ocorreu no terceiro dia de aula após o retorno das atividades presenciais. “As escolas estão preparadas para manter o distanciamento social e possuem EPIs para todos os servidores”, frisou.

Chefe da DRE II, Daniela Silva diz que os dados não são suficientes para suspender as aulas presencias de forma permanente

Ela ainda observou que após após a testagem da UFS, os professores, gestores, diretores, demais funcionários e alunos foram colocados em isolamento domiciliar e os prédios passaram por um novo processo de higienização. “Precisamos garantir a todos os nossos estudantes o acesso à educação. Nessa reta final, em relação ao Enem, temos que promover revisões mais intensificadas, além de garantir a terminalidade do ano letivo para aqueles estudantes que tiveram e têm dificuldade de acesso à internet”, ressaltou.

E completou: “Todos os cuidados estão sendo tomados para que a retomada presencial de aulas ocorra com segurança para todos que compõem as unidades de ensino. A escola tem o papel também de conscientizar a todos da necessidade de proteção, do uso de máscaras, do distanciamento social e uso do álcool em gel entre outras medidas de proteção que devemos adotar em todos os ambientes que frequentamos”.

Além do Polivalente, Silvio Romero e Dom Mario, algumas escolas estaduais instaladas em Campo do Brito, Tobias Barreto, Itabaiana, Simão Dias, Capela, Ribeirópolis e Japaratuba também estão com alto índice de contaminação pelo novo coronavírus. No entanto, o professor Lysandro disse que com algumas medidas, o prejuízo causado pela pandemia, sobretudo a quem vai fazer o Enem, pode ser sanado.

 

Publicidade
Publicidade