PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

4232b12b65e41fc273f58139baf267da

Estão abertas as inscrições para a 11ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) até o dia 8 de julho de 2022, no site da olimpíada. Podem participar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos, de escolas públicas ou privadas. Os professores são responsáveis pela inscrição dos trabalhos de seus alunos nas modalidades Produção Audiovisual, Produção de Texto ou Projeto de Ciência.

A iniciativa é um projeto educativo bienal promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem como objetivo estimular e mobilizar a comunidade escolar a refletir de forma crítica sobre questões relacionadas à saúde, ao meio ambiente e a suas interfaces com a educação, ciência e tecnologia. Os trabalhos devem ser, obrigatoriamente, originais; devem abordar os temas centrais propostos e serem realizados entre os anos de 2021 e/ou 2022. A partir da inscrição, ficam vinculados a uma das seis Coordenações Regionais – Centro-Oeste; Minas-Sul; Nordeste I; Nordeste II; Norte e Sudeste – de acordo com a cidade e o estado onde está localizada a escola.

Na 11ª edição, será conferido o Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã, em homenagem à trajetória científica de Maria von Paumgartten Deane (1916-1995); a trabalhos regularmente inscritos na 11ª Obsma desenvolvido por grupos de alunas e professoras, exclusivamente do gênero feminino. Para concorrer ao Prêmio, a professora responsável deverá assinalar no formulário eletrônico, no momento da inscrição, que seu trabalho está de acordo com o Art. 34 do Regulamento. O prazo para envio do trabalho, via Correios ou e-mail, encerra-se no dia 15 de julho de 2022.

Os projetos selecionados na fase regional serão premiados com o destaque regional e seguem para a etapa nacional, na qual o professor e um aluno representante do trabalho premiado participam da cerimônia de premiação no Rio de Janeiro, de eventos culturais e pedagógicos organizados pela Obsma e parceiros, dentre outras atividades.

A olimpíada visa fortalecer nos jovens estudantes o desejo de aprender, conhecer, pesquisar e investigar. Criada em 2001, a Obsma incentiva a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas ganhem visibilidade.

Oficinas

Nos dias 17 e 18 de agosto a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente realiza a 4ª Oficina Pedagógica Online de 2021, das 10h às 12h, por meio da plataforma Zoom, transmitida pelo Facebook oficial da olimpíada. As inscrições estão abertas até o dia 16 de agosto, e todos os inscritos que participarem da oficina receberão um certificado. A oficina é voltada para professores de todo o Brasil e irá abordar o “Audiovisual e Educação: caminhos percorridos, desafios colocados” e terá o Coordenador do Núcleo de Estudos Audiovisual e Saúde (Neavs/Video Saúde/Icict Fiocruz), Wagner Oliveira, como debatedor.

No dia 17, a coordenadora adjunta regional Nordeste II/ Obsma Nelzair Vianna abrirá o evento falando da Fiocruz. Os convidados especiais do primeiro dia serão Maria Angélica dos Santos, da Cinemateca Capitólio/Porto Alegre, que falará sobre “Programa de Alfabetização Audiovisual: uma experiência em Porto Alegre/Rio Grande do Sul”; e Felipe Barquete e Isaac Pipano, da Semente Escola de Educação Audiovisual/Paraíba, que fará a apresentação “Semente Educação Audiovisual: reflexões sobre práticas educativas”.

Já no dia 18, a coordenadora da Regional Nordeste I, Zulma Medeiros, fará uma apresentação sobre a OBSMA e, em seguida, será a vez de Gregório Albuquerque, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV)/ Fiocruz,  falar sobre “Educação audiovisual na perspectiva da cultura, da política e da educação”; e Daniela Muzi, da VideoSaúde – Icict/ Fiocruz apresentar “Audiovisual em saúde: um roteiro de análise”.

Acesse o regulamento:https://olimpiada.fiocruz.br/wpcontent/uploads/2021/08/Regulamento-11a-Edicao.pdf

Inscrições para a oficina: https://olimpiada.fiocruz.br/oficinas/

Transmissão da oficina:www.facebook.com/obsma

Inscrições dos trabalhos:https://obsma.fiocruz.br/auth/login

Publicidade
Publicidade