PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Inscrições para a 6ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa estão abertas

n14150_3

Professores das redes públicas estadual e municipais que desejarem participar da 6ª edição da Olímpiada de Língua Portuguesa devem realizar a inscrição até o dia 30 de abril de 2019. O objetivo da Olimpíada, que foi lançada pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita e incentivar a elaboração de textos por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

O regulamento e as inscrições podem ser acessados através do endereço eletrônico
https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso. Para apoiar os professores no desenvolvimento das atividades, o programa fornece material formativo com conteúdos criados para serem incorporados ao planejamento do ano escolar, sem fugir ao cotidiano da sala de aula.

Nesta edição da Olimpíada, o tema é “O lugar onde vivo”, e prevê a realização de oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, sob a orientação dos professores inscritos. “O tema é um estímulo à reflexão sobre as realidades locais. A competição ocorre em etapas municipais, estaduais e regionais, até alcançar a etapa nacional, onde 32 estudantes serão vencedores”, afirma Jorge Henrique Monteiro, coordenador estadual da OLP em Sergipe.

Novidade

Em 2019, a novidade é a homenageada a escritora Conceição Evaristo. Além dos gêneros trabalhados nas outras edições, outra novidade é a inclusão do gênero textual documentário, para estudantes da 1ª e 2ª séries do ensino médio.

Os demais gêneros textuais estão nas categorias poema, para o 5º ano; memórias literárias, para 6º e 7º anos; crônica, para 8º e 9º anos do ensino fundamental. Para o ensino médio, o gênero trabalhado é artigo de opinião, para 3ª série.

Segundo Jorge Henrique Monteiro, a inclusão do gênero documentário contribui para a inclusão de uso de instrumentos de tecnologia. “Ao produzir documentários, é necessária a utilização de mídias digitais. Isso chama a atenção do público jovem, visto que faz parte da cultura juvenil. Desperta mais o interesse pela participação, o que influencia em uma aprendizagem mais significativa e concreta”, destacou.

Participação do professor

A participação dos professores no concurso será por meio do relato de prática, no qual registram suas experiências, por meio de inscrição no Portal Escrevendo o Futuro, com a realização das oficinas, descrevendo aprendizagens, descobertas, desafios e reflexões. Enfatizando que os professores também receberão prêmios.

A responsável pela inscrição é a Secretaria de Estado da Educação à qual a escola esteja vinculada, municipal ou estadual. Entretanto, os professores já podem fazer as inscrições antes da adesão das secretarias municipais e estaduais, ficando a confirmação das secretarias para depois.

Nas premiações, há imersão pedagógica internacional para os professores, e viagem cultural para os estudantes, em território brasileiro. As escolas dos alunos vencedores receberão como prêmio acervo para reforço da biblioteca.

Publicidade
Publicidade