PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

ITPS alerta sobre compras online de peças automotivas sem selo do Inmetro

slide_c1867e911199b5f5cf4a53923493ec22

Quem compra peças automotivas manufaturadas e recondicionadas, comercializadas nas plataformas digitais de e-commerce deve ficar atento às falsificações. Preocupado com a segurança do consumidor, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), alerta para as compras dos produtos que não atendem a legislação do Inmetro.

O Inmetro estabelece padrões de qualidade e segurança para diversos produtos, incluindo peças automotivas, visando proteger os consumidores e garantir a conformidade dos itens comercializados no mercado. O presidente do ITPS, Kaká Andrade, explica que, além de prejudicar o mercado formal, que trabalha sob as normas de qualidade do Inmetro, a aquisição de peças automotivas sem regulamentação atrapalha as relações de consumo e põe em risco a segurança do consumidor.

“Ao comprar produtos sem as regulamentações do Inmetro, os consumidores correm o risco de adquirir itens que não foram submetidos a testes adequados, podendo apresentar falhas de desempenho, segurança e durabilidade das peças automotivas. Produtos como estes passam por rigorosos processos de avaliação pelo Inmetro, para garantir que atendam a padrões estabelecidos, proporcionando maior confiança aos consumidores”, alerta o presidente do ITPS.

A gerente executiva de Metrologia e Qualidade do ITPS, Maria Inêz de Almeida, explica ainda que a ausência do selo pode indicar que a peça não atende aos requisitos mínimos de segurança e pode comprometer o desempenho do veículo, colocando em risco a segurança do condutor e dos passageiros.

“Caso o consumidor se depare com situações de irregularidades no comércio virtual, é recomendado que informe ao Inmetro através da ouvidoria. É nossa responsabilidade garantir que nosso negócio opere dentro das normas estabelecidas, e isso inclui a denúncia de práticas desleais que possam prejudicar não apenas nossa reputação, mas também a segurança e confiança dos consumidores. O Inmetro, por sua vez, tomará as medidas necessárias, designando o órgão delegado no estado responsável para investigar qualquer violação das regulamentações”, orienta a gerente ao destacar que o consumidor precisa ficar atento às informações do produto e do fabricante.

Fique atento:

  • O produto precisa ter o selo do Inmetro para ser vendido no Brasil. O selo garante que o produto atende aos requisitos de segurança e qualidade;
  • É importante ler avaliações de outros compradores;
  • Optar por lojas confiáveis e reconhecidas no mercado;
  • Os anúncios e panfletos (físicos ou virtuais) devem ter todas as informações do produto e do fabricante;
  • Número de registro do produto na OCP (Organismo de Certificação de Produtos);
  • Se o consumidor desconfiar de um produto ou encontrar irregularidades em algum item, ele pode recorrer à Ouvidoria do Inmetro, acessando o site https://www.gov.br/inmetro/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria. O Inmetro irá designar o Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) da sua cidade, que será designado para investigar a denúncia.

Denúncias

Para encaminhar denúncias ao ITPS, o consumidor pode entrar em contato por meio do telefone (79) 3198-8822, no horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Também é possível enviar as informações para o e-mail [email protected] ou acessar o site e escolher a opção Ouvidoria/SE-Ouv. A denúncia é anônima, mas é preciso que o consumidor registre um e-mail, caso deseje receber o resultado das fiscalizações referentes à sua demanda.

Fonte: Governo de SE

Publicidade
Publicidade