PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

ITPS apreende balanças durante fiscalizações em Lagarto

Fotos: Ascom ITPS

Visando garantir a precisão das transações comerciais, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), intensificou as ações de fiscalização em feiras livres e estabelecimentos do estado. Durante a operação, 14 balanças foram apreendidas por falta do selo de aprovação do Inmetro, dispositivo obrigatório para o uso dos equipamentos em todo o país.

No total, cerca de 400 balanças foram verificadas pelos agentes fiscais do ITPS, que percorreram os municípios de Aracaju, Estância, Umbaúba, Tobias Barreto e Lagarto, abrangendo feiras livres e estabelecimentos. A ação resultou na apreensão de balanças que não apresentaram o selo do Inmetro, atestando a aprovação do modelo e a conformidade com as regras de qualidade e precisão exigidas pela legislação brasileira.

Segundo a gerente de Metrologia Legal do ITPS, Elba Brandão, a presença do selo do Inmetro nas balanças é fundamental para garantir a segurança e a justiça nas relações de consumo. “O selo garante que a balança passou por testes rigorosos e está em conformidade com as normas, assegurando que os consumidores estejam pagando pelo peso correto dos produtos que estão comprando”, explica.

A gerente ressalta que a ausência do selo do Inmetro configura irregularidade e pode levar à aplicação de sanções aos comerciantes responsáveis. “Os equipamentos apreendidos foram retirados de circulação e os comerciantes serão notificados e poderão estar sujeitos a penalidades previstas na legislação”, afirma Brandão.

“O ITPS continuará realizando fiscalizações periódicas em feiras livres e outros estabelecimentos comerciais, além de disponibilizar canais de comunicação para que a população possa denunciar irregularidades”, concluiu Elba.

Fiscalizações continuam

A diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby, garante que as ações de fiscalização devem continuar durante o ano, como parte das operações de rotina demandadas pelo Inmetro.

Denúncias

Os casos de irregularidades devem ser enviados à ouvidoria do ITPS, por meio do número (79) 3198-8822, no horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Também é possível enviar as informações para o e-mail [email protected] ou acessar o site e escolher a opção Ouvidoria/SE-Ouv. A denúncia é anônima, mas é preciso que o consumidor registre um e-mail, caso deseje receber o resultado das fiscalizações referentes à sua demanda.

Fonte: Governo de SE
Publicidade
Publicidade