PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

ITPS recebe pela 20ª vez Certificado de Excelência da Embrapa Solos

d6470cde3b34302f373bc6a626d33428

Referência em análise de solos, o Laboratório de Solos e Química Agrícola (LSOL) do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) recebeu, pela 20ª vez consecutiva, o Certificado de Excelência do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF).  O documento, que é emitido pela Embrapa Solos, concede ao instituto sergipano de ciência e tecnologia o direito de utilizar um selo que confere qualidade e credibilidade aos laudos oriundos de análises de fertilidade do solo, trazendo maior segurança aos pequenos e grandes agricultores, além de instituições e pesquisadores que utilizam o serviço.

Mais de 130 laboratórios de todo o país que utilizam o Método Embrapa de Análise de Solos participam do PAQLF, cujo objetivo é verificar a qualidade das determinações analíticas em solos e proporcionar confiabilidade aos resultados. Os laboratórios avaliados como sendo de excelência adquirem o direito de utilizar o Selo de Qualidade do PAQLF pelo período de um ano. Tais selos são rastreáveis, únicos em programas desta natureza, possuindo itens de segurança que impedem sua falsificação ou utilização indevida.

O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, explica que o excelente desempenho do Laboratório de Solos no PAQLF tem relação direta com o avanço e a modernização da agricultura. “À medida que fornecemos laudos confiáveis, estamos contribuindo para que os produtores agrícolas aumentem a fertilidade do solo e a produtividade de sua lavoura de maneira econômica e sustentável, ou seja, sem necessidade de ocupar novos hectares, minimizando o uso excessivo de adubos e corretivos e evitando problemas ambientais”.

Esse desempenho, conforme a diretora técnica, Lúcia Calumby, é resultado da dedicação dos profissionais que atuam no LSOL.  “Nossos profissionais estão sempre comprometidos com a qualidade dos serviços. Prova disso é que eles têm interações constantes com universidades, pesquisadores, especialistas e que participam há muitos anos de programas de ensaio de proficiência, mantendo-se sempre atualizados”.

Acreditado na norma ISO 17025, ferramenta de escala internacional para reconhecimento formal de competência técnica, o Laboratório de Solos e Química Agrícola foi criado para atender a demanda de análises de solos de pequenos e grandes produtores rurais de Sergipe. No entanto, ao longo de sua trajetória, o LSOL também passou a atender demandas da Bahia, Alagoas e Pernambuco e de alguns estados do Sudeste.  “Acredito que fatores como a acreditação do Inmetro e o excelente desempenho no PAQLF somados aos nossos preços competitivos e à competência e proximidade de toda nossa equipe com os clientes nos consolidaram como referência e um dos principais laboratórios de análises de solo do país”, destaca a coordenadora do LSOL, Anairam Piedade.

Em 2021, o Laboratório de Solos realizou aproximadamente seis mil análises, o que representa um desempenho 70% maior em relação a 2019 (período pré-pandemia). Atualmente, o ITPS também realiza análises de solos para a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário do Estado de Sergipe (Emdagro) e para a Embrapa Solos – Unidade de Execução e Pesquisa em Recife.

Laboratório

O Laboratório de Solos e Química Agrícola atua na avaliação da qualidade do solo para fins de fertilidade e irrigação, ofertando as seguintes análises: fertilidade completa (PH, Matéria Orgânica, Fósforo, Sódio, Potássio, Cálcio, Magnésio e Alumínio), irrigação, micronutrientes, salinidade, granulometria e recomendação de adubação. Para obter informações, o cidadão pode entrar em contato com o laboratório por meio dos telefones (79) 3179 8080/8087. O prazo médio de entrega dos resultados é de 15 dias.

Fonte: Governo de Sergipe

Publicidade
Publicidade