PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Comunicador e professor lagartense Emerson Carvalho morre aos 82 anos

Emerson Carvalho foi um dos fundadores da Academia Lagartense de Letras

Na noite da última terça-feira, 08, o jornalista Emerson da Silva Carvalho, de 82 anos, faleceu de causas naturais.  Filho do ex-vice prefeito de Lagarto e intelectual José Vicente de Carvalho, ele foi professor, jornalista, radialista, desportista e um dos fundadores da Academia Lagartense de Letras.

Emerson Carvalho foi um dos fundadores da Academia Lagartense de Letras

Conforme informações da página Lagarto que tem e que já teve, Emerson iniciou sua carreira jornalístico-desportiva no jornal A Voz de Lagarto (1957), com a finalidade de cobrir a sessão esportiva. 10 anos depois, filia-se  à Associação Sergipana de Imprensa, onde foi sócio benfeitor, remido, efetivo e benemérito.

Ele também colaborou em todos os jornais que circularam em Lagarto, com destaque para as suas atuações na Folha de Lagarto e no Sergipe Hoje. Além disso, escreveu sobre  sobre a sociedade lagartense nos bailes, carnavais e outras ocasiões festivas e familiares, sem contar que comandou por 20 anos, o “Retreta na Progresso AM” e, por último, um dominical de canções antigas na Juventude FM. 

Emerson Carvalho ainda foi professor do extinto Centro Educacional N S da Salete; Laudelino Freire e do CNSP. Na rede pública estadual, começou a lecionar em 1979, no Sílvio Romero, escola da qual foi vice-diretor na década de 80. Em mais de 30 anos dedicados à educação, suas qualidades como educador tornaram-no um marco que até hoje perdura.

A biblioteca viva

Em sua trajetória, Emerson Carvalho ficou conhecido como uma biblioteca viva, devido ao seu vasto acervo de livros e jornais lagartenses que passou a colecionar desde os anos 50. Amante dos estudos, ele possuía vasto conhecimento no inglês e francês, além de ser um incentivador das novas gerações que ingressavam na imprensa escrita de sua terra.

Entre os cidadãos que ele incentivou, está o professor e historiador Claudefranklin Monteiro, o qual fez questão de publicar a importância de Emerson em sua vida. “Sou muito grato ao nosso eterno theacher. Ele foi um grande incentivador de meu trabalho. Há 25 anos, a seu convite, tornei-me articulista do jornal Folha de Lagarto, iniciando minha jornada de historiador e de escritor. Também por meio dele, militei alguns anos no rádio, onde ele foi um grande nome, sobretudo com os programas Retreta na Progresso e Retreta na Juventude. Descanse em paz, Tanque de Guerra”, escreveu.

Publicidade
Publicidade