PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Jovem Lagartense cria aplicativo que promete mudar o modelo de formação e qualificação dos Agentes de Combate a Endemias

zika

Mateus de Oliveira Fonseca, recém formado do curso de sistema de informação do Instituto Federal de Sergipe desenvolveu um aplicativo voltado para o ensino-aprendizagem na formação e qualificação dos Agentes de Combate a Endemias – ACEs.

Considerando a crescente demanda dos casos de dengue em todo o Brasil, foi desenvolvida uma aplicação gamificada para dispositivos móveis capaz de auxiliar no treinamento dos agentes, motivando-os por meio de desafios, níveis e emblemas, onde estes serão promovidos ao resolver desafios. 

Em entrevista com o Portal Lagartense, Matheus conta que a ideia foi de seu colega Fernando, que desenvolveu a primeira parte do projeto junto com ele. Fernando que é agente de endemias na cidade de Paripiranga sugeriu que desenvolvessem um sistema mobile onde os agentes utilizassem para realizar as visitas, já que até hoje, o método utilizado é “ultrapassado”. Os agentes realizam toda a visita com papel e caneta e gastam muito tempo preenchendo dados manualmente.

Neste aplicativo, os agentes registrariam de forma bem rápida e prática todos os dados coletados nas residências, terrenos, entre outros locais que visitam, esses dados seriam enviados diretamente para um servidor que também foi pensado e elaborado e o próprio sistema resultaria num mapa termal identificando as zonas afetadas. Todo esse trabalho que ainda é realizado manualmente, seria feito pelo aplicativo de forma prática e moderna.

Ao finalizarem o mobile, visualizaram a possibilidade de um projeto ainda maior e nunca criado. Daí surgiu o Zika Gamification, um aplicativo para dispositivos móveis que irá auxiliar e aperfeiçoar o treinamento dos Agentes de Endemias por meio da utilização de técnicas de Gamificação.

O Zika Gamification é um mecanismo moderno focado na prevenção e combate do Aedys Aegipty e funciona da seguinte forma: cada agente se torna um usuário, que pode interagir com os demais usuários e participa do game com perguntas sobre pequenas noções do mosquito, da doença, do combate, prevenção, como realizar as visitas, atribuições da equipe/agente, entre outras, através de módulos de forma bem dinâmica e que após os testes foi comprovado um excelente nível de aprendizado.

 O aplicativo contém textos, imagens, vídeos e um banco de dados que analisa o desenvolvimento de cada usuário.

Muito contente com o resultado do projeto, que foi premiado no workshop Informática Médica em São Paulo este ano, Matheus ressalta a importância de usar ferramentas da tecnologia para auxiliar o aprendizado.

O projeto contou com a orientação dos professores Msc. Gilson Pereira dos Santos, Msc. Lauro Barreto Fontes e Thieres Garreti Ramos Souza e da colaboração dos amigos de turma Carlos Alberto e Fábio Dórea.

Mais informações entrar em contato através do e-mail  [email protected] ou do telefone (079) 99927-5029

Publicidade
Publicidade