PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Juíza derrota oposição e mantém reajuste do IPTU

camaramunicipalaracaju

A juíza Christina Machado, da 18ª Vara Cível, indeferiu pedido formulado pela bancada de oposição para manter os efeitos da lei que estabelece os reajustes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que serão aplicados no próximo ano. A juíza entende que não houve, conforme alega o vereador Elber Batalha (PSB), líder da oposição, propositura materialmente idêntica à proposta defendida por Batalha Filho, que foi votada e rejeitada na mesma sessão plenária da Câmara Municipal de Vereadores que aprovou o projeto encaminhado pelo prefeito Edvaldo Nogueira. 

“Matéria não significa assunto, mas sim identidade”, explica a juíza na decisão liminar. “É preciso que a propositura seja materialmente idêntica à outra para ensejar aplicação da cláusula em comento, sob pena de se estar indevidamente restringindo a atividade legislativa. Assim, projetos além ou aquém do rejeitado não possuem a identidade necessária para a proibição que aqui se trata”, destacou a magistrada, em um trecho da decisão.

Com esta decisão, ficam mantidos os efeitos da lei defendida pelo Poder Executivo e aprovada pela maioria dos vereadores de Aracaju, que estabelece reajuste anual de 5%, acrescido do índice da inflação acumulada nos doze meses, para o IPTU. Como no mesmo dia em que o projeto do Executivo foi aprovado, os vereadores também apreciaram e rejeitaram proposta de Elber Batalha limitando o reajuste do IPTU ao índice acumulado da inflação dos doze meses, a bancada de oposição entendeu que o projeto encaminhado pelo prefeito estaria prejudicado por se tratar de matéria idêntica e, como tal, não poderia ser apreciada no mesmo ano legislativo. Foi com este entendimento, que a bancada oposicioniste ingressou com mandado de segurança pedindo a anulação do reajuste aprovado pela Câmara.

Portal Infonet tentou ouvir o líder da oposição, mas não obteve êxito. O Portal permanece à disposição. Informações podem ser enviadas por e-mail [email protected] ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Por Cássia Santana do Portal Infonet

Publicidade
Publicidade