PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Justiça Eleitoral suspende a divulgação de duas pesquisas para prefeito de Lagarto

cartorio

A juíza da 12ª Zona Eleitoral de Lagarto, Caroline Valadares Bitencourt, suspendeu, na última segunda-feira, 29, por meio de liminar, a divulgação de duas pesquisas eleitorais para os cargos de prefeito e vereador de Lagarto nas eleições deste ano. Elas seriam realizadas pelo Instituto França e pela empresa Disan, os quais as divulgariam entre os dias 02 e 03 de julho.

A suspensão ocorreu a partir de um pedido de impugnação movido pelo Partido Cidadania, que alegou que as pesquisas estavam em desacordo com a legislação eleitoral vigente. Uma vez que apresentavam algumas irregularidades, tais como:  a presença de perguntas tendenciosas, disposição dos nomes dos candidatos em ordem aleatória ao invés de ordem alfabética, além da ausência de informações relacionadas ao grau de instrução e o nível econômicos dos entrevistados.

Em sua decisão liminar, a magistrada afirmou não visualizar irregulares nos questionamentos, porém, concordou que a ausência do nível de escolaridade ou nível econômico dos entrevistados configura-se como descumprimento do art. 33 da lei 9.504/97, cujo teor diz que as empresas de pesquisa devem registrar, junto a Justiça Eleitoral, até cinco dias antes da divulgação, o plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico e área física de realização do trabalho a ser executado, intervalo de confiança e margem de erro.

Uma pesquisa será divulgada em breve

Antes da decisão da juíza, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possuía três pesquisas registradas. Entretanto, após a decisão, somente o Alô Sergipe fará a divulgação da sua pesquisa no próximo dia 07 de julho. O levantamento, registrado com o número: SE-03048/2020,  está sendo feito entre os dias 29 junho e 3 de julho e ouvirá 815 pessoas sobre suas intenções de voto para prefeito e vereador.

 

Publicidade
Publicidade