PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Lagartense é semifinalista do Programa Jovens Embaixadores

Estudante viaja no próximo domingo (30) para Brasília, onde ficará até 5 de julho

Helena de Araújo Barbosa, estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), está entre os estudantes semi-finalistas do Programa Jovens Embaixadores 2019 (PJE). Eles viajarão no próximo domingo (30) para Brasília (DF) e ficarão até o dia 5 de julho, onde participarão do English Immersion Program (EIP/2019).

Estudante viaja no próximo domingo (30) para Brasília, onde ficará até 5 de julho

Lá, ela e outros selecionados, realizarão uma imersão na cultura estadunidense para aprimorar o inglês, desenvolver projetos de empreendedorismo social, conhecer jovens de outras regiões do país e interagir com diplomatas americanos.

A estudante conta que se sente honrada por representar Lagarto e que é uma grande responsabilidade, já que esta é historicamente uma cidade de poetas e intelectuais, além de ter construído muito de quem ela é hoje. “Sou paulista, radicada em Lagarto, mas boa parte da família do meu pai mora por aqui, a exemplo do meu primo Assuero Cardoso”.

Na época em que participou do Jovens Embaixadores, Helena era estudante do terceiro ano do Colégio Estadual Professor Abelardo Romero Dantas (Cepard) de Lagarto, e explica que precisou passar por uma prova escrita e oral em inglês, na qual tinha que solucionar alguns problemas do cotidiano, além de demonstrar conhecimento da cultura americana. A jovem também precisava estar engajada em alguma iniciativa de impacto social, e na época participava do Sarau da Caixa D’água e do Grêmio estudantil de seu colégio.

Helena estudou no Colégio Estadual Professor Abelardo Romero Dantas

Barbosa conta que suas expectativas se resumem basicamente à chance de trocar conhecimento com outros estudantes, além da oportunidade de poder gerar debates a respeito de sua comunidade.

“Vim do Conjunto Albano Franco, zona periférica de lagarto. Minha família ainda mora lá e muitos moradores da região precisam de ajuda, porque ainda é um bairro muito precário, apesar de contar com um polo da UFS. Nesse sentido, acho que a visibilidade do Albano, de Lagarto, será muito importante para que se promova uma reflexão acerca do local”, explica.

Além disso, a estudante conta que acha bacana a oportunidade de sair da zona de conforto e poder colocar o inglês em prática. “Em Lagarto, recebi muita influência de alguns familiares, então o contato com o idioma e a necessidade de aprendê-lo surgiu desde bem cedo. Além disso, tive professores de inglês excepcionais, tanto no Cepard como no curso, à exemplo de Rusel Barroso, da OACI Idiomas – e isso me ajudou bastante”, finaliza.

O Programa

O Programa Jovens Embaixadores (PJE) é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado Norte-Americano e é coordenado no Brasil pela Embaixada dos Estados Unidos da América.

Programa é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos

O PJE é destinado a estudantes do ensino médio da rede pública que se destacam em sua comunidade pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

Publicidade
Publicidade