A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou no último sábado, 18, o Dia D de Multivacinação. A iniciativa tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos, conforme o Calendário Nacional de Imunização. A ação ocorreu em 12 pontos espalhados por todo o município, entre unidades de saúde e locais estratégicos.
O secretário municipal de Saúde, Marlysson Magalhães, destacou a importância da iniciativa como parte do compromisso da gestão com a saúde pública.
“O Dia D de Vacinação representa mais um passo importante na construção de uma saúde preventiva e acessível para todos os lagartenses. É uma data que reforça o compromisso da gestão com o cuidado integral da população, por meio de ações coordenadas e planejadas em toda a rede de saúde. Seguiremos fortalecendo estratégias para garantir que a imunização continue sendo uma das principais ferramentas de proteção à vida, não apenas hoje, mas todos os dias”.
A diretora de Vigilância em Saúde, Maíza Daiane, explicou que o Dia D é uma estratégia pensada para ampliar o acesso da população à imunização, principalmente para quem enfrenta dificuldades durante a semana. “O Dia D facilita muito. Ele possibilita que pessoas que não conseguem ir a uma unidade de saúde durante a rotina tenham um dia extra para se vacinar. Também colocamos pontos extras em locais de maior movimento justamente para facilitar esse acesso”, afirmou.
De acordo com a prefeitura, quem não participou no sábado do Dia D de Multivacinação ainda pode se vacinar nas unidades de saúde durante a semana.
A coordenadora de Imunização e da Rede de Frio, Ivelizze Martins, reforçou que a vacinação está disponível durante todo o ano nas unidades de saúde. “O Dia D é uma mobilização importante para lembrar à população da importância de manter a caderneta de vacinação em dia. Mas nossas unidades seguem ofertando vacinas de forma gratuita durante todo o ano”.
Fonte: Prefeitura de Lagarto




