PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Lagarto está entre os municípios com mais casos de dengue em 2020

brigada-dengue-salgado-3

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, na última segunda-feira, 02, o primeiro boletim epidemiológico das arboviroses causadas pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e a chikungunya. Os dados foram captados entre os dias 29 de dezembro de 2019 a 15 de fevereiro de 2020 e 15 de fevereiro de 2020.

Sergipe: Em 2020 a dengue apresentou um aumento de 128% nos casos notificados, em relação à mesma época em 2019

De acordo com a SES, neste período, foram notificados 214 casos suspeitos de dengue, com 43 confirmados, 95 descartados e 76 em investigação. No mesmo período, surgiram 31 casos suspeitos de chikungunya, com nove confirmações, 11 descartados e 11 em investigação.  Em relação à zika, quatro casos foram notificados, mas nenhum confirmado.

“De acordo com os resultados apresentados no boletim, em 2020 a dengue apresentou um aumento de 128% nos casos notificados, em relação à mesma época em 2019. Os dados referentes à chikungunya também refletem aumento quando comparados ao ano anterior, com uma variação de 72% nos casos notificados. Já a zika apresentou um cenário de baixa ocorrência”, observou a Secretaria.

Neste cenário, os municípios sergipanos com maior incidência de dengue são Nossa Senhora do Socorro, com 13 casos confirmados, Aracaju e Lagarto com nove, respectivamente, e Laranjeiras com quatro. Barra dos Coqueiros, Estância, Itabaiana, Japaratuba, Salgado, São Cristóvão, Simão Dias e Siriri apresentam um caso confirmado, cada. Para a chikungunya, os casos confirmados estão em Aracaju, Estância, Nossa Senhora do Socorro e Salgado.

Dicas para combater o mosquito Aedes aegypti

Para evitar que o mosquito se prolifere em sua residência é necessário tomar alguns cuidados, tais como: Não deixar água acumulada, por areia em vasos de plantas, fazer furos nos pneus velhos, manter a caixa d’água devidamente fechada, remover folhas e galhos das calhas, manter latas e garrafas emborcadas para baixo, usar telas protetoras em janelas, cuidar das piscinas com cloro ou cobrindo-as, e ter cuidado com o lixo, que também pode acumular água parada. 

Medidas tomadas pelo Governo do Estado

Com o aumento de 128% nos casos notificados de dengue, o Governo do Estado informou que tem realizado campanhas publicitárias e educativas a fim de conscientizar a população sobre os cuidados com o mosquito. Além disso, o Estado destacou que a Brigada Itinerante de combate ao Aedes segue percorrendo os municípios sergipanos, bem como o carro fumacê.

 

 

 

Publicidade
Publicidade