PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Covid-19: Lagarto estuda medidas para evitar que as pessoas escolham vacinas

Secretaria Municipal de Saúde SMS

Em todo o Brasil tem sido muito comum assistir as pessoas irem aos postos de saúde, perguntarem qual vacina contra a covid-19 está sendo aplicada e, a depender da resposta, deixar o espaço por não querer o imunizante que ali está sendo distribuído. Esta situação tem gerado alguns transtornos à Campanha Nacional de Vacinação e já fez com que algumas gestões espalhadas pelo país adotassem algumas providências.

Em Lagarto, a reportagem do Portal Lagartense apurou junto ao Gerente de Imunização e Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Carlos Carvalho, que a pasta está estudando implementar a chamada repescagem.

“Ela funciona da seguinte maneira: Nós abrimos a vacinação para quem tem 28 e 29 anos,  então somente pode comparecer aos pontos de vacinação as pessoas dentro dessa faixa etária. Já as pessoas que estão fora dela somente poderão retornar em um cronograma específico de repescagem que será divulgado pela gestão”, explicou.

“Mas essa repescagem será apenas para os casos gerais, porque se o cidadão por algum motivo não pode comparecer ao posto de saúde, ele poderá apresentar a sua justificativa para assim receber a vacina em outro momento. Então a repescagem não é válida para os casos excepcionais”, acrescentou.

Segundo Carlos Carvalho, o controle é necessário porque a quantidade de doses que o município recebe para imunizar cada grupo é baseada em uma estimativa que a Secretaria Municipal de Saúde possui de toda a população lagartense.

“Quando ampliamos para 28 anos, no outro dia, haviam mais de 400 pessoas nos postos de saúde com 30 anos ou mais, sendo que muitas delas compareceram por conta do tipo de imunizante aplicado e isso interfere na dinâmica do processo de imunização”, observou.

Para o Gerente de Imunização e Rede de Frio da SMS de Lagarto, todas as vacinas são eficazes contra a covid-19. “Todas as vacinas são eficazes desde que as pessoas tomem as duas doses. Então não tem porque os cidadãos ficarem escolhendo qual imunizante receber”, reforça.

Nova ampliação

Na última quarta-feira, 4, Sergipe 14.600 doses da vacina Coronavac, para primeira e segunda dose; e hoje, 5, recebe uma nova remessa contendo 26.910 imunizantes da Pfizer, para ampliar a cobertura vacinal com a primeira dose. Diante disso, Carlos Carvalho garantiu que Lagarto ampliará o público-alvo da campanha de vacinação para 27 anos.

“A última remessa que recebemos continha 2.220 doses, o que nos permitiu ampliar a campanha para duas faixas etárias. Desta vez, por conta da quantidade que o estado recebeu, nós esperamos receber uma quantidade menor do que a última. Então, por enquanto, a gente acredita que a campanha seja ampliada para que tem 27 anos”, explicou.

 

Publicidade
Publicidade