PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Laranjeiras divulga programação oficial do 51º Encontro Cultural

pos_49390af040a52a5b7cd8e85d7ac417ba6952765dbca0d9_41531516

A Prefeitura de Laranjeiras divulgou oficialmente no último fim de semana a programação do 51º Encontro Cultural, que será realizado de 4 a 11 de janeiro de 2026. Considerado um dos eventos mais tradicionais de Sergipe e reconhecido como o maior encontro de cultura do Brasil, o Encontro Cultural deste ano traz como tema “Culturas Populares e Folkcomunicação: é de ponta de pé, é de calcanhar”, reforçando o compromisso do município com a diversidade, a tradição e a preservação das manifestações folclóricas brasileiras.

O município de Laranjeiras recebe, entre os dias 4 e 11 de janeiro, uma intensa programação cultural que integra o 51º Encontro Cultural de Laranjeiras, reunindo simpósio acadêmico, oficinas, exposições, saraus, cinema, apresentações cênicas, shows musicais e manifestações da cultura popular, com a participação de artistas, pesquisadores, mestres da tradição e grupos folclóricos de Sergipe e de outros estados.

Um dos eixos do evento é o Simpósio “É de Ponta de Pé, É de Calcanhar”, realizado de 7 a 10 de janeiro, no Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Laranjeiras. A abertura acontece na quarta-feira (7), com exposição, lançamento de livro, apresentação do grupo São Gonçalo e homenagem aos seus integrantes, seguida da conferência de abertura sobre o legado de Luiz Antônio Barreto na folkcomunicação, ministrada por Osvaldo Trigueiro. Ao longo dos dias, mesas-redondas discutem temas como oralidade, cultura digital, comunicação popular, memória, religiosidade, estética e o papel político da cultura popular, além de apresentações musicais e pocket shows.

Paralelamente, o público poderá visitar diversas mostras e exposições, entre os dias 5 e 11 de janeiro, distribuídas por espaços como o Bureau de Informações Turísticas, Casa João Ribeiro, Centro de Cultura Horácio Hora, Museu Afro-brasileiro de Sergipe, Museu de Arte Sacra, Biblioteca Pública Municipal e a UFS. As exposições abordam temas como patrimônio, memória, artes visuais, religiosidade afro-brasileira, cultura popular e identidade laranjeirense.

De 6 a 9 de janeiro, também são oferecidas oficinas gratuitas, nos turnos da manhã e da tarde, com atividades de artesanato, bijuterias, percussão, pintura, dança, flauta doce e técnicas tradicionais, fortalecendo o caráter formativo do evento.

A programação de cultura popular começa já no domingo (4), com a tradicional Missa de Reis, coroação da Rainha das Taieiras, cortejos folclóricos e apresentações de grupos como Taieiras, Cheganças, Cacumbis, Reisados e Samba de Coco. Ao longo da semana, ruas, igrejas e praças da cidade recebem dezenas de grupos folclóricos, cortejos, bandas de fanfarra, apresentações afro-brasileiras e manifestações tradicionais.

Entre os destaques culturais estão o Sarau João Sapateiro, o sarau “Café de Preto – Ancestralidade e Identidade”, a instalação da Academia Laranjeirense de Letras e Artes (ALLA), sessões especiais no Cine São Pedro, espetáculos teatrais e performances no Espaço de Artes Cênicas João Pinheiro, além da Feira Literária e Criativa no Casarão da Poesia.

A programação musical se distribui por diversos palcos, como o Palco Dona Lalinha, Palco Mestre Oscar, Palco Mundo e outros espaços, com shows que vão da música popular e regional ao reggae e grandes atrações nacionais. Artistas como Sandra Sá, Joelma, Dilsinho, Simone Mendes, Tarcísio do Acordeon, Devinho Novaes, além de grupos folclóricos tradicionais de Sergipe, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Amazonas, integram a agenda.

O evento se encerra no domingo (11), com cortejo folclórico, apresentações culturais e shows no Adro da Matriz, consolidando Laranjeiras como um dos principais polos de preservação e celebração da cultura popular brasileira.

Publicidade
Publicidade