Neste domingo, 01, foi realizada, em Brasília, a cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin.
A faixa presencial foi entregue por um grupo de oito de pessoas representativas da sociedade brasileira. No alto da rampa, a faixa passou de mão em mão até ser entregue a Lula por uma mulher negra catadora de materiais recicláveis.
No grupo, havia ainda uma criança negra, uma pessoa com deficiência, o cacique Raoni, líder indígena reconhecido internacionalmente, e pessoas que participaram da vigília permanente durante os 580 dias que Lula permaneceu preso em Curitiba, entre 2018 e 2019.
Em seu discurso, Lula disse que todas a formas de desigualdade serão combatidas durante o seu terceiro mandato.
“Reassumo o compromisso de cuidar de todos, sobretudo daqueles que mais necessitam. De acabar outra vez com a fome. Temos um imenso legado, ainda vivo na memória de cada brasileiro e brasileira”, afirmou.
Ao se dirigir aos apoiadores que o aguardavam na Praça dos Três Poderes, em Brasília, o presidente agradeceu o voto de seus eleitores, mas afirmou que vai governar para todos os brasileiros.