PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Má conservação de veículos é infração grave e aumenta riscos de acidentes

WhatsApp Image 2023-11-14 at 06.58.01

Dentre as penalidades previstas no Código Brasileiro de Trânsito (CTB), estão aquelas que são aplicadas a condutores que circulam com veículos em estado de má conservação, o que é infração grave. Pneus carecas, lataria enferrujada, bancos soltos. Esses são apenas alguns dos fatores que indicam a falta de manutenção de veículos e o perigo à segurança de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

No que se refere às características de veículo em mau estado de conservação estão aspectos externos, conforme explicou o subcomandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), capitão Adiel Ribeiro.

“Uma delas é a lataria danificada em que veículo que tem excesso de corrosão, para-choque amarrado com arame”, explicou.

Além dos aspectos externos, há também características internas que descrevem a má conservação de um veículo. A má conservação põe em risco a segurança do trânsito.

“Nós observamos que alguns veículos internamente tem o problemas no volante, além de bancos soltos. Há também vidros soltos, parabrisa trincado e pneus carecas. Tudo isso pode ocasionar acidentes”, alertou o capitão Adiel Ribeiro.

Em decorrência dessa má conservação dos veículos, o CTB também coloca penalidades para os condutores. “No seu artigo 230, o Código Brasileiro de Trânsito impõe multa de R$ 195,23 com a perda de cinco pontos na CNH. A medida administrativa é a retenção do veículo. Não há tempo de uso, o que nós falamos é de conservação. Se o veículo está em conformidade com o CTB, pode transitar normalmente”, concluiu o capitão.

Fonte: SSP/SE

Publicidade
Publicidade