PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Maratá vai facilitar o escoamento do abacaxi em Riachão do Dantas

Reunião contou com ampla adesão dos produtores

Com o objetivo de facilitar o escoamento da produção de abacaxi, a empresa Maratá irá instalar um ponto de apoio para a entrega no produto no povoado Alto do Cheiro, na zona rural de Riachão do Dantas. A localidade foi escolhida por ser a maior produtora de abacaxi do município.

Riachão é o maior produtor de abacaxi do estado de Sergipe

O investimento é resultado de uma parceria firmada entre a empresa, o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Riachão do Dantas, e tem o objetivo de aumentar a renda dos produtores locais, que até então perdiam boa parte de sua renda com atravessadores. 

O Governo de Sergipe informou que a intermediação feita pelo poder público ocorreu após visitas a Maratá de Estância e a Maratá Sucos, instalada em Lagarto, e o conhecimento “da existência de uma capacidade ociosa de beneficiamento de frutas cítricas na indústria, que consegue operar na moagem de até 200 mil toneladas/ano, mas atua, hoje, em 50% desta capacidade, por falta de frutas suficientes.”

Reunião contou com ampla adesão dos produtores

Diante disso, após tratativas, o diretor de Compras da Maratá, Jorge Alves, deu a boa nova aos agricultores de Riachão do Dantas, em reunião ocorrida na semana passada. “O nosso interesse é eliminar a figura do atravessador, porque machuca muito o produtor na questão do preço. Nós já colocamos unidades de coleta em Boquim, para que o pequeno produtor entregue a sua laranja, e nós vamos fazer o mesmo com o abacaxi de Riachão do Dantas.

Vamos alugar um espaço, no período da safra, para que vocês, ao invés de levar a fruta para Estância, possam vender o fruto no seu próprio local. Ou seja, a gente vai montar uma estrutura para comprar a fruta aqui e transportar até Estância”, disse Jorge aos agricultores, no povoado Alto do Cheiro.

Diretor de compras do Maratá, Jorge Alves: “A gente vai montar uma estrutura para comprar a fruta aqui e transportar para Estância”

Segundo dados da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), em 2019, Sergipe registrou uma produção de 31.574 toneladas de abacaxi. Riachão do Dantas é o município maior produtor do fruto no estado. A prefeita Simone Andrade esteve presente no encontro com os agricultores, e reafirmou o interesse da gestão em fortalecer a cadeia do abacaxi em parceria com o governo Estadual e a iniciativa privada.

“A gente vem traçando metas em busca de medidas que fortaleçam a produção e comercialização do abacaxi, para desta forma, proporcionar melhor desenvolvimento econômico para nossos agricultores”, comentou a prefeita.

Prefeita e vice-prefeito de Riachão do Dantas, Simone Andrade e Galego da Samba, acompanharam o ato
Publicidade
Publicidade