PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Maternidade Nossa Senhora de Lourdes treina profissionais para realizar teste do coraçãozinho

coração

Coração é coisa sagrada. E sempre pensando no melhor para seus pacientes, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) realizou na manhã desta quinta-feira, 18, no auditório da unidade, um treinamento para implantação do teste do coraçãozinho com as equipes médicas e de enfermagem das Alas Rosa, Azul, Verde e Unidade de Cuidado Neonatal Convencional (UCINCO), ministrado pelo cardiologista pediátrico Marcos Pavione.

Com o teste, evita-se que recém-nascidos com cardiopatias graves sejam mandados para casa sem a detecção da patologia e o encaminhamento para o tratamento a ser seguido. O superintendente da MNSL, André Nascimento, deixou claro que a capacitação é um passo que se dá no sentido de qualificar os profissionais da maternidade para a realização do teste.

Marcos Pavione explicou que o teste do coraçãozinho é uma triagem obrigatória e vem detectar precocemente cardiopatias em bebês. Ele informou, ainda, que o teste já é instituído pelo Ministério da Saúde como obrigatório com a portaria número 20, de 10 de junho de 2014. ‘’Por falta de material não conseguíamos fazer o teste até hoje, mas, agora, a MNSL conseguiu adquirir um equipamento chamado oxímetro, e, a partir de 1º fevereiro, o teste passa a ser oficial na MNSL. A unidade passa a realizar o teste do coraçãozinho nas crianças da instituição’’, esclareceu o médico.

O teste deve ser realizado por médico, enfermeiro ou técnico de enfermagem.  “Treinados, o teste  é muito rápido, a leitura sai no oxímetro e por volta de dois minutos já é possível obter o resultado”, atentou o médico  Marcos Pavione.  O Instrutor ressalta, ainda, que a maternidade ganha em cumprir as orientações da portaria do Ministério da Saúde em triagem neonatal, com um teste simples que assegura detectar complicações futuras para o bebê.

Avanço
“As famílias das crianças ganharam bastante, já que podem obter o  diagnostico da cardiopatia mais precocemente e evitar que elas cheguem depois da alta com um quadro grave, que vai dificultar muito um resultado positivo na correção cirúrgica de uma  possível cardiopatia’’, enfatizou Marcos Pavione. A MNSL é a primeira maternidade do SUS, no Estado, a realizar o teste.

“Com essa iniciativa, visamos melhorar a assistência aos nossos bebês. Parabenizo a todos que participaram  do treinamento iniciado hoje”, enfatizou o superintendente, André Nascimento. Já a médica neonatologista, Renata Oliveira Lima Silveira, que participou do treinamento, disse que o teste do coraçãozinho é fundamental para diagnosticar as cardiopatias o quanto antes, nas primeiras 20 a 48 horas de vida.

A enfermeira Roberta Dayane Perciano de Santana, gerente da Ucinco/Ucinca,  disse que a apresentação do médico Pavione foi de extrema importância, para reforçar os conhecimentos dos profissionais e mostrar quem, de fato, é responsável por essa atribuição. “Isso só vem reforçar o comprometimento da MNSL com suas obrigações”, ressaltou a enfermeira.

Dados
O Departamento de Cardiopatia e Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria informa que cerca de uma a duas de cada mil recém-nascidos vivos, apresentam cardiopatia congênita crítica e que 30% destes recém-nascidos recebem alta hospitalar sem o diagnóstico, podendo evoluir para choque, hipóxia ou óbito precoce, antes de receber tratamento adequado.

Fonte: SES

Publicidade
Publicidade