PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Ministro do STF recua e mantém liberdade de Valdevan Noventa

valdevan-noventa-foto-facebook-pessoal

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, recuou de sua decisão e manteve o deputado federal, José Valdevan de Jesus Santos (PSC-SE), popular Valdevan Noventa, em liberdade. O ministro havia revogado uma liminar que, em janeiro deste ano, havia determinado a substituição da prisão do parlamentar por medidas cautelares alternativas.

Deputado Federal Valdevan Noventa

Sendo assim, fica “mantido o estado de liberdade provisória, sem outras restrições em que se achava, até então, o referido parlamentar”.

Segundo o ministro, a medida vale somente para a ação que o deputado responde na 2ª Zona Eleitoral de Aracaju. “A presente decisão terá força e eficácia de salvo-conduto e, caso já efetivada a prisão, revestir-se-á de efeito liberatório em favor do paciente, ora agravante”, anota.

Relembre o caso

A custódia do parlamentar foi decretada pelo juízo da 2ª Zona Eleitoral de Aracaju/SE ao acolher pedido do Ministério Público Eleitoral. Segundo o órgão acusador, o parlamentar estaria agindo para atrapalhar a investigação sobre fraudes na prestação de contas de sua campanha por meio de doações simuladas. Ele e subordinados estariam aliciando testemunhas para mentir nos depoimentos a serem colhidos pelo Ministério Público e pela autoridade policial.

Valdevan Noventa, assim como os assessores, são acusados de articular um esquema de doações irregulares feitas por eleitores de baixa renda em favor da campanha que o elegeu deputado federal em 2018. O mérito do processo ainda não foi julgado. A ação movida pelo Ministério Público Eleitoral contra o parlamentar e os assessores continua tramitando no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE).

Publicidade
Publicidade