PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Moacir Poconé: É momento de revisar os assuntos resolvendo questões

WhatsApp Image 2019-10-16 at 18.15.35

Nos próximos dias 03 e 10 de novembro, mais de cinco milhões de brasileiros em 1.727 municípios responderão as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que neste ano tende a possuir questões mais técnicas, como determinou o presidente Jair Bolsonaro (PSL).

E por estarmos a menos de um mês das provas, a reportagem do Portal Lagartense entrevistou o professor Moacir Poconé, que apresentou algumas dicas para os interessados em ganhar acesso a uma instituição de ensino superior pública ou privada. Segundo ele, agora é momento de revisar os assuntos dando preferência a resolução de questões e a análise de provas anteriores.

Poconé é professor de português e redação na rede privada, além de dirigir o Mega Curso

“Esse ano há uma expectativa por conta da mudança do governo. Então talvez seja uma prova mais diferente, mas o tipo das questões costuma ser o mesmo em termos de assuntos. Então quanto mais o aluno fizer as questões, mais familiarizados e atentos eles ficarão no momento da prova”, argumentou o professor.

Além disso, diante da declaração presidencial de que o Enem será mais técnico e menos ideológico, Poconé lembrou que isso não deve significar uma prova mais extensa. “Espera-se que não seja uma prova extensa, porque o que se tinha antes eram discussões a respeito de minorias, como o LGBT, negros, índios. Então talvez essa abordagem não apareça, para dar espaço a abordagem mais técnica dos assuntos mesmo”, observa. 

Tema da redação

Questionado sobre os possíveis temas da redação, Poconé lembrou que embora a causa ambiental esteja em evidência nos últimos tempos, o que mais se comentam é que o possível tema não seja este. “O que a gente mais aguarda e nem sempre acontece é algo ligado à cidadania, ao papel do cidadão, ao respeito ao patrimônio público, à consciência democrática e ao patriotismo. Pode ser também algo ligado à consciência financeira,  à depressão entre jovens e ao Cyberbulling”, detalha.

Candidatos devem ter cuidado com a estrutura da redação

Ainda na entrevista, o professor acrescentou que os textos de apoio devem ser lidos com atenção para que o aluno compreenda a extensão do tema e que, portanto, a interpretação de texto será mais do que fundamental. Contudo, para além da interpretação e argumentação, é com quesitos técnicos da língua que o candidato deve ter mais atenção.

“A dica é ele ter a noção que tem que fazer a estrutura do texto adequadamente, com português correto, e apresentando bons argumentos, que talvez seja o mais difícil, pois para isso ele deve estar bem informado”, diz.

Antes e durante as provas

Ao final da entrevista, o professor afirmou que antes das provas, o candidato deve se organizar levando em consideração as regras do exame, além de dormir e procurar se alimentar bem. Mas isso não quer dizer que o candidato leve para a sala de prova muitos lanches, pois isso pode lhe causar um mal-estar. 

“No momento da prova é importante que ele leia com atenção as questões, e que durante a prova ele tenha um momento para caminhar e esticar o corpo. Isso não é perder tempo, como muitos pensam. Depois disso, ele deve ter muita atenção ao preencher o gabarito, além de tentar encontrar questões mais fáceis e que ele tenha mais segurança para responder”, finaliza.

Publicidade
Publicidade