PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Não usar máscara pode resultar em processo criminal, alerta SSP/SE

tj

Em decorrência da Lei Estadual nº 8.677/20, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) emitiu o seguinte alerta a toda a população sergipana: o cidadão que não utilizar o máscara pode responder, na Justiça, de acordo com o que dispõe o artigo 268 do Código Penal.

Obrigatoriedade do uso de máscaras foi aprovado pela Alese

A lei estadual destaca que o uso é obrigatório na maioria das situações cotidianas diante da pandemia do coronavírus. Por isso, é necessário estar com máscara para circular ou permanecer nas vias e espaços públicos, inclusive quando da utilização de transporte público ou privado; para circular ou permanecer em áreas comuns de instalações ou edificações residenciais; assim como nos estabelecimentos públicos e privados.

Ela ainda determina que nos estabelecimentos públicos e privados, os locais devem fornecer máscaras de proteção respiratória para seus servidores, funcionários e colaboradores, além de permitir o acesso às suas dependências apenas de usuários e clientes que estejam usando o equipamento de proteção individual.

As máscaras podem ser caseiras ou profissionais, desde que sigam as orientações do Ministério da Saúde

Por isso, a SSP/SE destacou que as máscaras que podem ser utilizadas podem ser profissionais ou caseiras, desde que sigam as orientações do Ministério da Saúde. “As pessoas precisam fazer a adequada higienização do equipamento de proteção individual, se atentar para não tocar na máscara, e caso a toque, realize a higienização das mãos. A máscara também deve cobrir totalmente a boca e o nariz”, orientou.

E completou: “Outros cuidados necessários são a não utilização da máscara por um longo tempo (em torno de três horas), e trocá-la após esse período e sempre que tiver úmida. A substituição também é recomendada quando for verificada sujeira aparente, estiver danificada ou se houver dificuldade para respirar.

Após o uso, a pessoa deve retirar a máscara e colocá-la para lavar. As mãos devem ser higienizadas após todo o processo de remoção e limpeza do equipamento de proteção individual. A máscara também não deve ser compartilhada”.

Publicidade
Publicidade