PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Nossa missão é extinguir de vez o lixão de Lagarto”, garantiu prefeita

b4105195-06be-417f-a396-035b7bfc1816

Sensibilizada com denúncia de moradores da região da Boa Vista e Santo Antônio, que foi repercutida em um website de notícias do município na última semana, a prefeita de Lagarto Hilda Ribeiro, convocou uma reunião de urgência com diversos órgãos que compõe a Administração Municipal e numa verdadeira força tarefa, o problema do lixão já começou a ser combatido.

Iniciada na quinta-feira (20) uma grandiosa ação está minimizando os impactos gerados pelo acúmulos dos resíduos e principalmente das queimadas indiscriminadas que afetam toda aquela região.

f5981ad5 4188 4aa6 a3ec cfc5b9aa3674

“Em um trabalho conjunto entre a Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano e Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), com o uso de dois tratores esteiras e várias caçambas, já apagamos o fogo, estamos procedendo a cobertura total dos resíduos existentes, além da compactação e distribuição nas margens de toda aquela área, criando uma passagem para que a partir das próximas semanas todo material que seja descartado no lixão de Lagarto seja imediatamente coberto por um aterramento, ficando imune ao fogo”, explicou o assessor de planejamento da Sema, Alysson Silva.

bf418222 040a 4fb7 a8e0 96ed029d9920

Ainda de acordo com Alysson a meta é que a partir do mês de fevereiro seja feita a retirada definitiva dos catadores que não só trabalham, como também residem no lixão.

“Não é apenas uma medida de urgência. A prefeitura está cumprindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, como prevê a Lei 12.305, que estabelece a retirada dos catadores, a extinção dos lixões e criação dos aterros sanitários por meio de consórcios vinculados aos municípios. Após estes ajustes, quem ainda é considerado catador deverá em breve tornar-se Agente de Recicláveis, ou seja um cooperado. E com uma remuneração bem maior do que eles conquistam expondo suas vidas aos inúmeros riscos diários na lida com o lixo, isso precisa e vai acabar em Lagarto, com fé em Deus e na complacência destes homens e mulheres”, disse Hilda.

14779a7b 7ffc 41ff 9cf3 99e728cd28e3

Cooperativa vai ter sua sede

No último dia 22, a prefeita Hilda reuniu-se com o superintendente do Consórcio Público de Saneamento Básico do Sul e Centro-Sul Sergipanos (Conscensul), Edvaldo Ribeiro em prol da COOPCAL – Cooperativa de Catadores do Município de Lagarto/SE.

A reunião contou com a presença da equipe técnica de Fiscalização Ambiental da SEMA e garantiu iniciar no ano de 2019 os trabalhos de Coleta Seletiva no município lagartense e consequentemente a erradicação do lixão onde os mesmos trabalhavam.

A reunião ocorreu justamente no futuro galpão onde funcionará as atividade

Publicidade
Publicidade