PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Notificação de doenças e agravos à saúde é tema de evento no HU de Lagarto

IMAGEM 1 SEG HOSP

Evento ocorrido no Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) discutiu nesta semana a importância da notificação compulsória de doenças e agravos, em conformidade com normas e procedimentos estabelecidos pela legislação vigente da área de Vigilância em Saúde. O propósito é o controle e prevenção dos casos de saúde, comprovados ou presumíveis, que necessitam de ações de controle, investigação e comunicação imediata.  

O evento de sensibilização é uma iniciativa do setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HUL, responsável por detectar, notificar e investigar doenças de notificação compulsória e agravos de interesse para a saúde pública atendidos no HUL. O público alvo foram todos os profissionais de assistência `a saúde que atuam no hospital, como enfermeiros, médicos, técnicos e assistentes de enfermagem.

Para facilitar o processo de notificação e tratamento dos dados, estão sendo disponibilizados classificadores com fichas em todas as unidades assistenciais do HUL, para que os profissionais envolvidos na assistência direta aos pacientes possam comunicar adequadamente os casos que se enquadram na lista nacional de notificação compulsória, a exemplo de dengue; meningite; doença de chagas; febre de chikungunya; acidente de trabalho com exposição a material biológico ou por animal peçonhento; cólera; e acidente por animal potencialmente transmissor da raiva, dentre outros.

“O que se busca é a implementação de medidas de prevenção e controle de doenças e agravos em tempo hábil, como forma de melhorar a qualidade da assistência hospitalar e garantir a segurança dos pacientes e profissionais”, ressaltou Ana Libório, chefe da unidade de Vigilância em Saúde, lembrando que a terceira fase do cronograma de implantação do setor de Vigilância Hospitalar foi concluída – a do cadastro dos investigadores, validação do cadastro e habilitação dos investigadores. “Vamos para a quarta fase, que é a da disponibilização do sistema”, observou.

Na oportunidade, o setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HUL solicitou o comprometimento de todos os profissionais da unidade hospitalar envolvidos na assistência direta aos pacientes, no sentido de que notifiquem adequadamente os casos de saúde que se enquadrem ou estão listados na Portaria 204 do Ministério da Saúde, que define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional.

Publicidade
Publicidade