PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Nova CNH começa a ser emitida em Sergipe

Nova Carteira Nacional de Habilitação — Foto: Contran/Reprodução/Arquivo

Um novo modelo de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passa a ser emitido a partir desta quarta-feira, 01, em Sergipe, segundo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em dezembro do ano passado.

Não haverá necessidade de troca imediata para o novo padrão. A migração será mediante renovação, segunda via ou outro serviço que precise de nova emissão do documento. A nova CNH poderá ser utilizada na forma impressa ou digital.

Segundo o Detran, a modificação deve garantir mais segurança, já que possui mais elementos gráficos que ajudarão a identificar falsificações, e poderá trazer novas informações, como nome social e filiação socioafetiva do condutor.

Entre as alterações da nova CNH estão a unificação de modelos, sendo o mesmo da Permissão Para Dirigir (PpD), a inserção de tabela com descrição dos veículos que o motorista pode conduzir e se o documento é utilizado para atividade remunerada.

Nome social

A inclusão do nome social na habilitação no Brasil é uma importante alteração, uma vez que a CNH era o único documento de identidade que ainda não possibilitava o exercício desse direito para as pessoas trans e travestis.

“A partir de 01 de junho, a pessoa que desejar incluir o nome social poderá fazê-lo em todos os serviços que importam em emissão da CNH ou agendar o serviço criado para este fim. As CNHs das pessoas que incluírem o nome social conterá apenas este nome impresso e a consulta ao nome civil será possível com a leitura do QRCode”, disse o gerente do Renach em Sergipe, Ricardo Ribeiro.

Também será possível a inclusão da filiação socioafetiva em todos os serviços com emissão de CNH ou agendando o serviço criado no portal de atendimento do órgão. Para a inclusão de nome social e filiação socioafetiva será necessária a apresentação de um documento de identificação civil que já contemple estas informações.

Fonte: G1 SE

Publicidade
Publicidade