PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Novas regras para liberação de crianças em creches de Aracaju são anunciadas

foto21294

Em reunião realizada na manhã deste sábado (12) com os pais de alunos da Emei Júlio Prado Vasconcelos, no Bairro São Conrado, a Secretaria Municipal da Educação anunciou novas regras para as creches de Aracaju.

Ficou definido na reunião que menores de idade não podem buscar os estudantes como também a família dos alunos devem designar o maior de idade para que a criança possa ser entregue. “Todas as mães colocaram suas sugestões na reunião. Tomamos essas medidas iniciais, mas ainda vamos ter novas discussões”, contou a secretária municipal da educação, Maria Cecília Tavares Leite.

A decisão foi tomada depois do desaparecimento de uma criança de três anos, na quarta-feira (9), que só foi encontrada cerca de 12 horas no banheiro da unidade de ensino na última quarta-feira (9).

As novas medidas passam a valer também em todas as 23 creches de Aracaju a partir desta segunda-feira (14). “O que a gente precisa definir é o fluxo de cuidado da criança enquanto ela estiver na unidade. Vamos nos reunir com todos os diretores de creches do município para discutir novas mudanças”, afirmou.

Funcionário Afastado

Nesta sexta-feira (11), a Secretaria da Educação de Aracaju afastou o secretário escolar da Emei Júlio Prado Vasconcelos, no Bairro São Conrado, até que seja concluída a investigação do desaparecimento de uma criança de três anos que só foi encontrada cerca de 12 horas no banheiro da unidade de ensino.

O secretário escolar é o responsável pela liberação de saída das crianças. Segundo o relato da mãe, o secretário informou à filha mais velha, que foi buscar a criança, que o garoto já tinha sido entregue a outra pessoa mais cedo. Ao chegar em casa, a família se deu conta que ele estava desaparecido.

A família prestou um Boletim de Ocorrência na Delegacia Plantonista da Zona Sul da capital sobre o desaparecimento da criança. As investigações estão sendo conduzidas pelo Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) e segundo a delegada que acompanha o caso, será preciso ouvir a mãe da criança e depois os funcionários da creche para esclarecer as informações.

“Conversei com a mãe ontem por telefone. A gente vai conversar com ela e com a criança pessoalmente. Vamos também investigar a creche e ouvir funcionários. Vamos checar se as informações passadas até agora são verdadeiras e ver realmente o que aconteceu”, disse a delegada Roberta Fortes, responsável pela investigação.

Entenda o caso

Na quarta-feira (9), quando a família percebeu que o menino estava desaparecido a mãe foi procurá-lo na unidade de ensino e ao olhar todos os cômodos não conseguiu encontrá-lo.

“Ligamos para os professores, educadores e para diretoria, mas ninguém sabia informar onde estava meu filho e com quem ele tinha saído. O vigia veio pela noite e abriu a creche para que eu e mais alguns vizinhos procurássemos por ele, mas não o encontramos”, disse Gislaine Alves, mãe do menino.

Na manhã desta quinta-feira (10) ao fazer uma nova tentativa de encontrar a criança, a família localizou o garoto na própria creche. A mãe foi informada de que ele tinha passado a noite trancado em um banheiro da unidade.

“Passei a noite sem dormir e fui hoje novamente na creche. Quando eu cheguei lá, ele estava sentado comendo e me disseram que ele tinha dormido dentro do banheiro. Ele não sabe dizer direito o que aconteceu”, contou Gislaine.

Publicidade
Publicidade