PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Nutricionista explica diferença entre anemia ferropriva e falciforme

anemiass-1

O Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme foi comemorado na última sexta-feira, 19 de Junho,  e teve  como  objetivo dar visibilidade e reduzir as taxas de morbidade e mortalidade pela doença. Nesse sentido, a nutricionista da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), Fabiana Barreto de Jesus Alves, explicou  as diferenças entre a anemia ferropriva e anemia falciforme.

“A anemia ferropriva é causada pela falta de ferro, tanto pela injeção inadequada da mãe, como pela necessidade maior do bebê que consome o ferro. E a anemia falciforme, já apresentou alguns casos na MNSL e não é tão comum, mas é mais grave que a ferropriva. Apesar disso, e possível controlar”, disse a nutricionista.

Ela informou que a anemia ferropriva vinha aumentando na maternidade. “Para vencer essa doença é necessário um aporte de ferro com consumo maior de proteína como a carne vermelha, o feijão e junto a esses dois, o consumo de alguma fruta cítrica para melhorar o aporte de ferro. Já a anemia falciforme, como a paciente  geralmente possui um excesso de ferro, e esse excesso de ferro e isso causa os sintomas, é possível segurar esse ferro na dieta”, observou Fabiana

Fabiana explicou que a anemia ferropriva e a falciforme são  diferentes, já que a ferropriva precisa da absorção do ferro e na falciforme a pessoa já nasce com essa predisposição. Os alimentos ricos em acido fólico como peixes, abacaxi, aveia São muito importantes. “Quem preferir o consumo do frango ou do peixe assado, cozido ou grelhado, estará fazendo uma boa escolha. Ela orientou ainda para a ingestão de,  no mínimo, 10 copos de água por dia.

Publicidade
Publicidade