PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

O lagartense João Henrique conta um pouco mais sobre o projeto que desenvolve junto a população idosa

joao

Aos 18 anos, João Henrique Ribeiro dos Santos natural de Lagarto, desenvolve o programa Alfabetiza Mais Sergipe na cidade de Tomar do Geru onde reside atualmente.

O programa é uma parceria do governo federal com a prefeitura municipal e consiste em alfabetizar adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de estudar enquanto mais jovens e precisam de ambientes de socialização.

Durante 8 meses, de segunda à quinta-feira das 18:30 até 19:30, esses alunos tem a oportunidade aprender a ler, escrever e sair da ociosidade. Atualmente são 15 alunos matriculados, que recebem o kit do aluno, bolsa, camisa, material escolar e lanche.

João Henrique destaca a importância na realização desse seu projeto e explica que dentre os países que estão em desenvolvimento, o Brasil caminha para se tornar uma nação de população majoritariamente idosa e diversos estudos comprovam que idosos que vivem isolados estão mais propensos a desenvolver diversas doenças. Além disso, o fato de não serem alfabetizados, os fazem se sentir muito inseguras, incapazes e se permitem constantemente serem desrespeitadas. A partir do momento que eles se empoderam, eles passam a reivindicar melhor todos os seus direitos buscam não ser apenas cuidada, mas ter qualidade de vida para viver com dignidade.

“É preciso que a sociedade acorde para se reconhecer na pessoa idosa ,pois assim ficará mais fácil cuidar dos seus e buscar garantir seus direitos, já que são direitos garantidos por lei”, afirma João.

O jovem afirma que gosta muito de cuidar Dos idosos e que essa experiência tem sido de crescimento não apenas profissional, pois realiza capacitações e tem o acompanhamento com coordenadora, mas pessoal também. 

João Henrique incentiva que demais cidades possam estar aderindo ao programa, para proporcionar o bem estar de pessoas nesta mesma condição.

Publicidade
Publicidade