PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Opera Sergipe prevê quinze tipos de cirurgias eletivas

slide_e327268153c8ff33a1df76719c0d40b0

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou, no último final de semana, o Programa ‘Opera Sergipe’, no Centro Especializado de Reabilitação IV José Leonel Ferreira Aquino (CER IV). Durante a solenidade, os pacientes já cadastrados e regulados foram atendidos pelos profissionais da saúde para o encaminhamento das respectivas cirurgias.

Os pacientes já regulados passarão por procedimentos cirúrgicos eletivos de média e alta complexidade: histerectomia total; histerectomia c/anexectomia; colecistectomia; postectomia; histerectomia (por via vaginal); correção cirúrgica de hidrocele; hernioplastia incisional; hernioplastia umbilical; hemorroidectomia; laqueadura tubária; colpoperioneoplastia anterior e posterior; hernioplastia epigástrica; hernioplastia inguinal bilateral; hernioplastia inguinal/crural (unilateral); hernioplastia recidivante.

O secretário da Saúde, Walter Pinheiro, destacou a importância do programa para a população. “Desenvolvemos durante esses meses a meta estipulada pelo governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, do enfrentamento da fila de cirurgias eletivas. Neste dia, o evento contou com a presença de mais de mil pacientes previstos para serem atendidos, onde todos os processos de tratamento foram feitos, desde a consulta até a data da marcação da cirurgia. Temos o objetivo que assim que o paciente fizer o cadastro, essas cirurgias aconteçam no prazo de sessenta dias”, contou o secretário.

Os pacientes passaram pelo cadastro e foram encaminhados para avaliação médica. “Esse paciente é acolhido e caso tenha o perfil dessa primeira fase do ‘Opera Sergipe’ em uma das 15 cirurgias elencadas, ele vai ter a sua demanda encaminhada e já sai do evento com a data da cirurgia marcada. Caso não tenha o perfil de cirurgias no momento, ele também será avaliado e direcionado para atendimento”, explicou o médico cirurgião, Samuel Machado.

Os usuários que foram cadastrados irão aguardar o prazo de até 60 dias para fazer a cirurgia. A assistida do ‘Opera Sergipe’ do município de Boquim, Jane Selma, comemorou que com a cirurgia marcada, vai voltar para casa com esperança de ter uma vida com mais saúde. “Estou muito feliz de estar aqui, quero agradecer ao Governo do Estado, à Secretaria de Estado da Saúde, ao prefeito de Boquim e aos profissionais do Hospital Amparo de Maria que me acolheram com tanto amor e carinho. Graças ao SUS, vou fazer a histerectomia e tenho certeza que vou ter uma excelente recuperação, com fé em Deus”, declarou.

Ambulatório de retorno

Outra novidade no lançamento foi o acolhimento das pessoas que não estão na fila de espera para as cirurgias eletivas elencadas pelo ‘Opera Sergipe’. Nessa primeira fase, os pacientes foram direcionados para o Ambulatório de Retorno, onde foram atendidos por sete médicos clínicos.

“Avaliamos a necessidade de algum procedimento cirúrgico, no qual os profissionais realizaram atendimento clínico junto com a solicitação de exames, onde a pessoa já sai com a consulta marcada do Ambulatório de Retorno”, explicou a coordenadora do ‘Opera Sergipe’, Cláudia Pardo.

Unidade Móvel “Fique Sabendo”

Além do processo de triagem para as cirurgias eletivas, a Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ esteve presente disponibilizando testes de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, para uma média de 200 pessoas. “Hoje vamos ter um público bastante diversificado, não só em questão da orientação sexual como também para o público que precisa ter acesso ao teste”, explicou o médico Almir Santana, do Programa de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais.

Sobre o Programa

O ‘Opera Sergipe’ é um programa do Governo do Estado que tem o objetivo de ampliar a oferta de cirurgias, com a diminuição do tempo de espera dos usuários para a realização de procedimentos eletivos de média e alta complexidade, nos 75 municípios, garantindo o acesso regulado, atenção humanizada, qualificada e segura.

O investimento previsto é de mais de 56 milhões, proveniente de verba do Estado e da bancada sergipana, bem como da União. A princípio, serão realizadas mais de dez mil cirurgias eletivas, em diversas especialidades.

Passos a serem seguidos pelos usuários

Para ter acesso ao Programa, basta ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência ou em um dos hospitais do Programa: Hospital Senhor dos Passos, Hospital Nossa Senhora da Conceição e o Hospital Amparo de Maria.

Após a consulta na UBS ou nos hospitais, o paciente será encaminhado para consulta com um cirurgião, que irá cadastrar, caso necessário, o usuário no Programa. Com o cadastro concluído, será possível acompanhar todo o processo pelo site ou aplicativo ‘Opera Sergipe’, disponível nos sistemas IOS e Android.

Publicidade
Publicidade