PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Pagamentos e transferências bancárias instantâneas serão realidade no Brasil

Edifício_sede_do_Banco_Central_do_Brasil_16607833736

O Banco Central do Brasil (Bacen) anunciou que a realização de pagamentos e transferências bancárias de forma rápida, segura e instantânea serão uma realidade no país, a partir de novembro de 2020. A medida será possibilitada graças a implementação do PIX.

Marca do Pix

De acordo com o Bacen, o PIX “possibilitará que o dinheiro vá de uma conta para outra em poucos segundos, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, inclusive entre contas de diferentes instituições”. O órgão ainda destacou que o PIX será “mais uma alternativa para efetuar transações, além dos modelos tradicionais já existentes, como TED, DOC, boleto, cheque e cartões”.

Como funciona

Para usar o PIX, será preciso que o pagador e o recebedor tenham conta em um banco, em uma instituição de pagamento ou em uma fintech – não necessariamente uma conta corrente, as transações também poderão ser feitas usando uma conta de pagamento ou poupança.

O dia e a hora da transação não importarão, nem se o solicitante e o recebedor da operação possuem relacionamento com o mesmo banco ou instituição. A liquidação será imediata, ou seja, o recebedor terá em poucos segundos os recursos disponíveis em sua conta.

Mais agilidade e menos custos

Após o  lançamento da marca oficial do PIX, em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) utilizou suas redes sociais para comemorar a iniciativa que, segundo ele, trará “mais agilidade e menos custos ao cidadão”. 

Publicidade
Publicidade