PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Paróquia de Nossa Senhora da Piedade comemora 340 anos em Lagarto

lagarto

Na noite do último domingo, 15, a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade celebrou seus 340 anos em Lagarto. O evento contou com uma missa presidida pelo Bispo Emérito de Propriá, Dom Mario Rino Sivieri, além de uma apresentação artística realizada na Praça da Igreja Matriz.

Criada em 11 de dezembro de 1979, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade está entre as mais antigas e importantes do Estado de Sergipe. Ela é resultado da devoção à santa ainda no antigo povoado Santo Antônio, que foi o primeiro lugarejo fundado antes de se chamar Lagarto, em 1604.

Segundo o Dr. Claudefranklin Monteiro, historiador e pesquisador da história de religião em Sergipe, a devoção à Nossa Senhora da Piedade surgiu ainda em 1654, quando a população do povoado Santo Antônio ao sofrer com um surto de Varíola foram socorridos em um Convento de Carmelitas, localizado em Palmares.

“Os religiosos ajudaram a população atacada pela moléstia e recorreram a Nossa Senhora da Piedade. Curados, os lagartenses ficaram gratos à Santa e a escolheram como sua padroeira”, relembra e  completa: “A devoção a Nossa Senhora da Piedade está para fé do povo lagartense como está para o seu sentido de pertencimento e de identidade”. 

Nestes 340 anos, a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade viveu seu momento mais marcante em 1979, com a realização do Congresso Eucarístico, ocorrido no Estádio Paulo Barreto de Menezes e que serviu para comemorar os seus 300 anos, conforme informou ao Portal Lagartense, o historiador Alexandre Fontes, autor de um livro sobre o ato religioso.

Curiosamente, na época do Congresso, a Paróquia da Piedade era comandada pelo então Padre Mario, atual Bispo Emérito de Propriá

“Além de ser a celebração dos 300 anos de uma das mais importantes paróquias do estado de Sergipe, naquela época, houve o crescimento do Protestantismo e do Espiritismo em Lagarto, o que fazia com que a igreja precisasse se aglutinar”, argumenta. Essa aglutinação, no entanto, com o passar dos tempos, a fez perder espaços, mas não a sua importância. “Hoje a cidade é composta por seis paróquias, mas a Paróquia da Piedade é a Paróquia Mãe”, observa.

Passados 40 anos desde o seu principal evento, Alexandre afirmou que a celebração de mais um aniversário da paróquia “Reforça o fervorosidade religiosa do povo de Lagarto. Lagarto terra de inúmeros padres, religiosas, três bispos”. Já o Dr. Claudefranklin Monteiro destacou que “A celebração desses acontecimentos se revestem de grande significado, pois traduz o amor de seu povo por sua Padroeira, mas também o zelo pela memória de sua terra”.

Publicidade
Publicidade