PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Peça coringa: a versatilidade do jeans

versatilidade do jeans

Esse fenômeno fashion está sempre em alta. Quem nunca teve uma calça jeans? A peça está no guarda-roupas de praticamente todo mundo e de todas as idades, da periferia à classe alta, em shoppings e em barracas de vendedores ambulantes.

Não precisa andar muito para encontrar uma que combine com seu estilo. Hoje, o tecido robusto de origem francesa é usado não somente em cortes de roupa, mas em bolsas, sapatos, móveis, acessórios para casa e até aonde sua criatividade chegar.

Por volta de 1792, em Nimes, na França, o tecido batizado com o nome da cidade foi confeccionado para ser resistente e de alta durabilidade para trabalhadores do campo e marinheiros.

Sua popularidade começou em 1853, quando Oscar Levi Strauss levou o tecido para os Estados Unidos, a fim de atender a demanda de uniformes dos mineradores, criando uma peça confortável e durável. Ainda nesse momento, a calça tinha um tom marrom, o azul que conhecemos hoje só surgiu em 1890.

A chegada à América

O denim — termo derivado do nome da cidade de Nimes — caiu no gosto do povo, e, por volta dos anos 30, época em que a calça jeans começou a aparecer em filmes de faroeste americano, passou a ser desejo de consumo. 

Das celebridades hollywoodianas à classe trabalhadora, o jeans era a peça queridinha da vez. A primeira mudança então, aconteceu em seu corte. A versão boca de sino — aquela com as barras largas —, ficou conhecida por conta do Festival de Woodstock e de todo o movimento hippie.

A cada novo grupo social que surgia, uma nova forma de usar o denim surgia. Os movimentos punk e pós-punk trouxeram a versão rasgada. Nos anos 80, o visual diferentão da época fez a peça surgir mais despojada e com a cintura mais alta, a conhecidamom jeans, que é trend nos dias atuais. Nos anos 2000, houve o “boom” da cintura baixíssima, consagrada pelos artistas pop. 

De 2010 até agora, a skinny se tornou bastante popular e parece que não vai sair de seu posto tão cedo. O modelo de cintura média, afunilado dos joelhos para baixo e feito para mostrar o tornozelo, valoriza as curvas do corpo e o calçado nos pés. 

Jeans: tendência de séculos

Na Semana de Moda em Nova York, grifes como Michael Kors, Brandon Maxwell, Prada e Christian Siriano mostram peças lindíssimas utilizando o material. O destaque fica por conta da alfaiataria: saias bem estruturadas, blazers e arremates com couro, pedras e botões metalizados, dão contraste à peça.

Para a próxima estação, as lojas já se abasteceram com muita variedade de cortes, modelagens e estilos utilizando o tecido francês. O destaque fica para as peças únicas: vestidos, macacões, macaquinhos e jardineiras. E está tudo bem combinar jeans com jeans, mesmo sendo de tons parecidos, pois a casualidade da peça permite tudo isso e muito mais.

Publicidade
Publicidade