PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

PF realiza operação em combate a fraudes em programa do Governo Federal em cidades de Sergipe

polcia-federal

A Polícia Federal de Sergipe deflagrou na manhã desta terça-feira (27) a Operação Lanzarote que busca a repressão de fraudes relacionadas com a gestão do Projeto Glaucoma em municípios de Sergipe.

Equipes da PF estão em um prédio na Zona Sul de Aracaju, capital sergipana, onde realiza buscas no apartamento de um suposto médico que participava do esquema de fraudes.

Também foram realizadas buscas no prédio do Instituto Oftalmológico de Sergipe (Iose), em Itabaiana. A reportagem do G1 tentou falar com representantes do Iose, mas não conseguiu.

Segundo a PF estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventivanas cidades de Guanambi e Brumado, na Bahia, e em Aracaju e Itabaiana, em Sergipe.

A operação

O nome da Operação é uma referência à ilha aonde viveu o famoso escritor português José de Sousa Saramago, autor do premiado livro “Ensaio sobre a Cegueira” – o glaucoma é a terceira maior causa de cegueira no Brasil.

Desde outubro de 2016, a PF instaurou um inquérito policial para investigar desvio de verbas do Programa Nacional de Combate ao Glaucoma e da Política Nacional de Procedimentos Cirúrgicos Eletivos de Médica Complexidade. E foi constatada a existência de uma organização criminosa responsável por lesar a União, através do SUS, prestando informações incompatíveis sobre atendimentos médicos e fornecimento de medicamentos para tratamento de glaucoma. Os recursos financeiros eram superiores ao que deveria ter sido repassado às empresas.

O projeto

O Projeto Glaucoma é um programa instituído pelo Governo Federal e que consiste no cadastramento e contratação de instituições de saúde para o tratamento oftalmológico de pacientes com glaucoma, com o atendimento clínico e o fornecimento contínuo de medicação (colírios). Tal projeto é financiado pelo FAEC – Fundo de Ações Estratégicas e Compensação, do Ministério da Saúde.

Fonte G1Sergipe

Publicidade
Publicidade