PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Pinhão, Simão Dias e Ilha das Flores recebem Brigada da Dengue esta semana

Brigada da dengue

Os agentes de endemias que compõem a Brigada Itinerante de Combate à Dengue estarão nos municípios de Pinhão, Simão Dias e Ilha das Flores nesta semana, segundo calendário divulgado pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Na última segunda- feira (16), a brigada foi ao município de Pinhão, e nesta terça-feira (17) chega a Simão Dias onde fica até o dia 19. Na sexta- feira, 20, a brigada cumpre o calendário da semana em Ilha das Flores. As ações de controle do Aedes aegypti são realizadas nos municípios que se encontram em alto risco para a dengue, zica e chikungunya.

De acordo com o coordenador da brigada, Edvaldo Pereira Maciel, é a lavanderia o reservatório de água que lidera a incidência de criadouros. Em muitos imóveis a situação chega a ser crítica e aí é preciso que o agente de endemias assuma a tarefa de higienizá-la, adotar o tratamento químico e orientar sobre a manutenção da limpeza da peça.

Na sequência estão as caixas d’água, como destacou Edvaldo Maciel, acrescentado que diariamente são visitados entre 1.400 e 1.500 domicílios, ficando para cada agente de endemias uma média de 30 a 35 imóveis.

 Uma constatação preocupante da força-tarefa, segundo o coordenador, é que os focos do mosquito aedes aegypti estão dentro dos imóveis. “Terrenos baldios apresentam uma baixa incidência em relação à situação dos domicílios e isso nos preocupa porque significa dizer que o cidadão está deixando de fazer o seu papel, provavelmente por falta de informação”, declarou Maciel.

Fonte: SES

Publicidade
Publicidade