PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Por dentro da Bahia: 10 coisas que você provavelmente não sabia

por dentro da bahia

Nem só de pontos turísticos e gastronomia se faz a Bahia. O estado, que é um dos mais visitados no Brasil, também é cheio de cultura, diversidade e história. E é a soma de todos esses ingredientes que faz dessa terra um lugar tão interessante.

É claro que não é possível falar de tudo em uma lista com apenas 10 itens, mas separamos algumas curiosidades para apresentar a você um pouquinho mais do “que é que a Bahia tem”.

  1. Salvador é enorme e já foi a capital do Brasil

A capital da Bahia foi fundada pelos portugueses em 1549 e é uma das cidades mais antigas já registradas por aqui. Ela foi a capital do Brasil até 1763, quando a sede administrativa do país foi transferida para o Rio de Janeiro. Depois, em 1960, Brasília (DF) se tornou a capital.

Além disso, Salvador tem aproximadamente 3 milhões de habitantes, e é a quarta mais populosa do Brasil — e a oitava da América Latina. 

  1. Foi lá que os portugueses chegaram

As caravelas portuguesas aportaram em Porto Seguro, no sul da Bahia. Até hoje, a cidade, uma das mais turísticas do estado, preserva alguns dos monumentos que marcaram a chegada dos europeus por lá.

Quem vai a Porto Seguro pode tirar fotos no Marco da Posse, onde os portugueses marcaram território, e visitar os museus do Descobrimento e da Arte Sacra, e a Igreja Nossa Senhora da Penha, fundada em 1535. Também é possível chegar perto das ruínas do que já foi uma escola jesuíta.

  1. Havia um castelo na Bahia

A 80 km de Salvador, na cidade de Mata de São João, existe um castelo construído há mais de 500 anos. No estilo medieval, o Castelo Garcia D’Ávila foi habitado até 1835, e, hoje, ainda abriga algumas imagens originais da época. Suas ruínas também são bastante visitadas por turistas do mundo todo.

  1. Tem a maior população negra do Brasil 

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), de 2017, pelo menos 2,4 milhões de negros vivem no estado, o que corresponde a mais de 80% da população de Salvador.

Hoje, a Bahia é o estado brasileiro onde nascem mais crianças negras por ano.

  1. O Carnaval na Bahia começou no século 17 

A tradição continua forte até hoje. Todos os anos, Salvador recebe mais de 2 milhões de turistas na época das festas e tem uma das celebrações mais tradicionais do país, com trios elétricos e muito axé. 

  1. Tem o maior litoral do Brasil

As belas praias com mar azul são conhecidas em todo o mundo. E não é para menos. São mais de 900 km de praia, cerca de 12% de todo o litoral brasileiro.

  1. O estado é o quarto maior produtor de cacau do mundo

Aproximadamente 90% de toda a produção brasileira de cacau vêm da Bahia. Além disso, os baianos também são os maiores produtores brasileiros de coco, feijão, mamona e mandioca. 

A produção de vinhos no sertão do estado também está em expansão e já tem se destacado no cenário nacional.

  1. Existem 5 mil baianas do Acarajé só em Salvador

Símbolos da cultura do estado, há pelo menos 5 mil baianas na capital baiana, e o ofício delas é um bem cultural imaterial registrado pelo  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Há um memorial na Praça da Sé que conta sua história. 

  1. A Bandeira do estado é inspirada nos EUA

Não é coincidência, as cores da bandeira da Bahia foram inspiradas na bandeira norte-americana, em alusão à Independência dos Estados Unidos, em 1776. O triângulo no meio é uma referência à Inconfidência Mineira e também é um símbolo maçônico.

  1. Dia 2 de fevereiro é feriado na Bahia

O estado possui o maior número de praticantes de religiões afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé. O Dia de Iemanjá, 2 de fevereiro, é feriado e uma das festas mais tradicionais do estado. 

A palavra “axé”, que dá nome ao estilo musical, é uma expressão comum usada em contextos que remetem a desejos positivos. Ela tem origem no candomblé e está ligada à sagrada força dos orixás.

Publicidade
Publicidade