PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Por que o chocolate dá sensação de satisfação e prazer?

DIETA

O chocolate, um dos doces mais consumidos em todo o mundo, não tem só o sabor como característica determinante para o seu “sucesso”. Ao ser consumido, entre outras coisas, aumenta a produção de serotonina, uma substância do cérebro ligada à sensação de prazer e, com isso, alivia a depressão e a ansiedade. Além de elevar os níveis de serotonina, as calorias elevam os teores de endorfinas, o que explica a tal sensação de prazer citada apaixonados por chocolate.

 

  • O chocolate também contém elevado nível de estearatos da manteiga de cacau, um ingrediente essencial responsável pela forma como se derrete e pela sua estabilidade. Como consequência, permanece sólida à temperatura ambiente, mas, quando consumida, o seu conteúdo em gordura absorve o calor da boca e derrete à temperatura corporal, produzindo o efeito ‘derrete-se na boca’ que também gera uma sensação de prazer – explica a nutricionista do Hospital Rios D’Or, Jéssica Paz.
  • Além da satisfação e prazer, o doce pode trazer benefícios à saúde. Os chocolates negro e meio amargo são as melhores opções, pois apresentam concentrações de cacau acima de 75% e quanto maior for essa concentração maior será a quantidade de antioxidantes flavonoides, que tem ações anti-inflamatórias, propriedades desintoxicantes e combatem os radicais livres.

    – O melhor chocolate para ser consumido é o negro (acima de 75%), desse chocolate pode ser consumido 2 a 3 quadradinhos por dia, cerca de 30 gramas. Já o consumo do chocolate ao leite, que tem menor teor de massa de cacau, é composto por leite, leite em pó ou leite condensado e açúcar deve ser feito com moderação, no máximo 2 a 4 bombons por semana. Isso porque o consumo em excesso está diretamente ligado a obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares – destaca a especialista.

Publicidade
Publicidade