PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Potencial econômico do Centro-Sul é tema de encontro em Lagarto

b533ff55f298d2d40e9c7490d65a3817

O município de Lagarto recebeu na última quinta-feira, 28, o Encontro da Educação Profissional e Tecnológica com o setor produtivo realizado pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Diretoria Regional de Educação 2 (DRE 2), com a participação de gestores escolares, professores, estudantes, empresários e representantes comerciais do Centro-Sul sergipano. O objetivo é estreitar as relações entre os dois segmentos, possibilitando parcerias e expansão da oferta de cursos técnicos nas escolas da rede estadual. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Ages.

De acordo com o superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, essa iniciativa nasce com a perspetiva de fortalecimento da implementação do quinto itinerário formativo do Novo Ensino Médio. Ele também pontua que o objetivo é regionalizar as ações para que as escolas e as próprias diretorias regionais de educação empreendam parcerias.

“A partir desse entendimento, a gente pretende ampliar as possibilidades em torno da EPT, verificar o que é necessário para isso, quais as áreas que devemos focar, dialogar com a comunidade empresarial para trazer essas respostas e poder aplicar efetivamente”, declarou o superintendente.

A professora Daniela Santos Silva, diretora da DRE 2, falou do potencial econômico do Centro-Sul. “Essa é uma região próspera e rica em vários sentidos, a qual vem crescendo e contribuindo significativamente para o sucesso do nosso estado. Nossa região é destaque na produção agrícola, e algumas empresas têm se estabelecido em Simão Dias, Lagarto, Tobias Barreto e no município de Poço Verde. Também no ramo da tecnologia algumas empresas têm surgido por aqui, fornecendo internet e outros serviços; então é uma região que vem demandando a procura pelo mercado de trabalho. E o objetivo do encontro é no sentido de promover uma ponte de aproximação para podermos, no futuro, ofertar cursos que estejam alinhados com as perspectivas do setor produtivo local”.

O professor Leandro Ferreira de Santana, diretor do Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Professor Marcos Ferreira, em Simão Dias, vê o evento como uma excelente oportunidade para discutir a chegada de novos cursos, sobretudo trabalhar a motivação da comunidade estudantil sobre a importância da qualificação profissional.

“Somos uma escola que passou a oferecer cursos profissionalizantes recentemente e, de certa forma, dia após dia, nós estamos passando para nossos alunos a importância de se fazer esse curso e a importância que ele terá para nossa sociedade. Um evento como este marca a presença dos futuros empregadores dos nossos alunos, e certamente trará efeitos positivos para o futuro dos cursos que nós ofertamos”, disse.

Everaldo de Jesus, aluno do Creja Prof. Marcos Ferreira, do curso técnico de Segurança no Trabalho, também elogiou a iniciativa da rede estadual. Para ele, essa ação vai trazer novas perspectivas para o território no sentido de oferta de cursos. “Sem dúvida isso é riquíssimo para o aluno que quer evoluir, quer crescer, assim ele sempre vai ser elevado nas posições que ele almeja, nos seus sonhos e projetos”, afirmou ele, ao comentar sobre o curso que iniciou há um mês. “Estou gostando bastante. Inclusive muito do que venho aprendendo já consigo aplicar algumas coisas na área em que atuo, que é a vigilância nortuna”, acrescentou.

Segundo o empresário Reinaldo Barbosa, da Infomaster Informática, empresa localizada em Lagarto, a proposta da Seduc aumenta a perspectiva de disponibilização de mão de obra qualificada no Centro-Sul sergipano. “Com a Secretaria de Estado da Educação tomando essa iniciativa, consegue-se fazer com que o aluno do ensino médio, cuja maior parte é da rede estadual, consiga entrar não só no comércio, mas também em todo o segmento de tecnologia e administração. Às vezes a gente fica preso ao crescimento devido à falta de material humano”, salientou.

A programação do evento contou ainda com a apresentação da Educação Profissional e Tecnológica na rede estadual, feita pela coordenadora do Sepro, Rivânia Andrade, e com uma palestra sobre o “Potencial Econômico da região Centro-Sul”, ministrada por Michelle Doria, gerente de estudo e pesquisa do Observatório de Sergipe. A importância da aproximação com o setor produtivo também foi tratado durante bate-papo mediado pela professora Dayana Soares Mariano, coordenadora do Grupo de Trabalho do Setor Produtivo. Ainda durante o evento foi realizada uma Roda de Conversa com os parceiros.

É importante destacar que o evento passará por todas as DREs. Na próxima semana, precisamente no dia 4 de maio, o encontro será realizado na DRE 4, que representa os municípios do Leste Sergipano. No dia 10 de maio será a vez da DRE 5, no Médio Sertão.

A diretora do Departamento de Educação da Seduc (DED), professora Ana Lúcia Lima, explicou que a regionalização do debate em torno da expansão da EPT é uma forma de dar autonomia e apoio às diretorias de educação na busca por parcerias. “Hoje a gente está iniciando esse momento aqui na DRE 2, o que muito vai contribuir para o fortalecimento tanto da educação como também, futuramente, da própria economia e qualidade de vida do povo dos municípios que compõem esse território”, concluiu.

Publicidade
Publicidade