PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Prato do Povo chega a mais quatro municípios sergipanos

Foto: Arthuro Paganini

O programa Prato do Povo segue garantindo segurança alimentar e nutricional para a população sergipana. Na última quinta-feira, 29, o Governo de Sergipe deu início à ação em mais quatro municípios: Santana do São Francisco, Telha, Nossa Senhora Aparecida e Pedrinhas. Com estas, 11 cidades já recebem o programa, que deve alcançar 21 municípios nesta primeira fase.

A condução da política fica a cargo da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). Com a iniciativa, cerca de 4,2 mil refeições diárias, prontas e balanceadas, serão ofertadas a famílias em situação de vulnerabilidade social.

A secretária da Seasic, Érica Mitidieri, ressalta a importância do programa. “Estamos completando 11 municípios atendidos com o Prato do Povo, com as pessoas recebendo suas refeições. Isso é gratificante demais. Estamos fazendo o acompanhamento pessoalmente em Santana do São Francisco e Telha, e no mesmo dia temos também Aparecida e Pedrinhas. Eu vejo a alegria no rosto das pessoas que estão recebendo o seu alimento, a sua segurança alimentar. Quero agradecer ao nosso governador Fábio Mitidieri por seu olhar e seu cuidado. Também agradecemos à Assembleia Legislativa de Sergipe pela aprovação desse programa tão importante. Que possamos em breve chegar a mais municípios e alcançar muito mais pessoas”, afirma.

Até o momento, além dos quatro que começaram na quinta-feira, o programa já é realidade nos municípios de Cumbe, Macambira, Itabi, Feira Nova, Santa Rosa de Lima, Siriri e General Maynard. Os municípios de Graccho Cardoso, Canhoba, Muribeca, Ilha das Flores, Pedra Mole, Arauá, São Miguel do Aleixo, Pinhão, São Francisco e Malhada dos Bois também devem receber a ação nessa primeira fase.. A seleção se baseia em um recorte populacional de 10 mil habitantes, com maiores percentuais de pobreza registrados no Cadastro Único.

Para a secretária de Assistência Social de Santana do São Francisco, Maria das Dores, o Prato do Povo representa um ato de coragem da Seasic e do Governo de Sergipe. “Além de fomentar a renda, já que as pessoas daqui estão trabalhando no programa, ainda tem o cuidado com a população mais carente. É motivo de muita alegria estar recebendo essa ação, que tem como fundamento melhorar a qualidade de vida das pessoas”, aponta.

A artesã Irailma Barbosa considera que o programa Prato do Povo será um grande diferencial na vida dos santanenses. “Quero primeiramente agradecer a Deus e, em segundo lugar, ao governador Fábio e à secretária Érica. Eles estão fazendo um lindo trabalho. Essa cidade é muito carente. As pessoas vivem do artesanato e a renda é muito pouca. Então, a gente fica muito grata por ser reconhecido no Prato do Povo. Muita gente trabalha e não tem tempo de chegar em casa e fazer comida. Achei maravilhoso, e tenho certeza de que vai melhorar ainda mais”, manifesta.

Mônica Silva Fontes é pintora de cerâmica e chegou cedo na fila do Prato do Povo para garantir o almoço dela e dos filhos. Segundo ela, a refeição foi providencial. “A comida veio na hora e no dia certos, para mim e para minha família. Foi bem quando a gente estava precisando. Muito obrigada ao governador Fábio Mitidieri pelo Prato do Povo, porque nós aqui de Santana precisamos disso e de muito mais”, expressa.

A costureira Cleane Lima Borges dos Santos, moradora de Telha, salientou a qualidade dos alimentos entregues por meio do Prato do Povo. “Veio em um momento muito bom, porque as coisas estão caras e a crise está atrapalhando todo mundo. Essa quentinha vai ajudar muito a população. Parabéns pela ideia”, aprova.

Organização

Em cada cidade, são distribuídas até 200 refeições diárias, de segunda a sexta-feira, no horário de 11h às 13h. Futuramente, o programa deverá ser ampliado para mais municípios. O fornecimento descentralizado de refeições nos municípios é fruto de um investimento de R$ 22.261.485,48. Já foram garantidos recursos para a manutenção do programa por 16 meses.

“O Prato do Povo busca garantir a segurança alimentar aos cidadãos de Telha e de outros municípios. A gente agradece à nossa primeira-dama Érica Mitidieri pela iniciativa desse programa lindo, que vem inovar em nossa cidade e assegurar de fato que todos possam se alimentar bem”, diz a secretária da Assistência Social de Telha, Taise Santos dos Anjos.

Além de garantir segurança alimentar e nutricional, a ação impulsiona a produção agrícola em Sergipe, já que pelo menos 20% dos insumos utilizados nos preparos devem vir da agricultura familiar local. A regra consta no contrato com as empresas responsáveis pela produção das refeições. O programa também estimula a economia e gera renda fiscal para a gestão municipal.

Alice de Santana Silva é presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Santana do São Francisco. Ela destaca o alcance do programa na região. “É uma ação de grande relevância para o nosso município, uma vez que vai beneficiar as famílias santanenses não só com as 200 refeições, mas também através da agricultura familiar. Com esses empregos que estão sendo gerados, a gente vai poder atingir outras pessoas, não só aquelas que vão receber a alimentação diária”, pontua.

“Encontramos uma estrutura que suporta as nossas necessidades e pessoas altamente responsáveis aqui do município para trabalhar na cozinha. Nosso papel é fiscalizar para que tudo ocorra com excelência, e podem ter certeza de que a população de Santana do São Francisco será muito bem servida”, declara Geniel Garcia, supervisor da empresa fornecedora das refeições.

Natural de Santana do São Francisco, a cozinheira Cristiana Silva Fontes integra a mão-de-obra local que está fazendo do programa uma realidade. “Fui chamada para trabalhar no Prato do Povo e estou gostando muito. É uma iniciativa que traz empregos para mim, para minha amiga e para muita gente. Estamos felizes”, comemora.

Morador de Telha, José Bonifácio mostrou grande alegria após receber sua quentinha. Para ele, que está desempregado, a refeição faz toda a diferença. “Estou muito satisfeito com esse programa, veio em boa hora. Agradeço à secretária Érica, porque se não fosse ela, o governador e o prefeito, muita gente estaria passando fome aqui em Telha”, demonstra.

Histórico

O programa Prato do Povo foi implementado por meio da Lei Estadual 9.228/2023. Em seguida, o projeto passou às fases de formalização do convênio com o Governo Federal, licitação e contratação das empresas. A lei foi sancionada pelo governador Fábio Mitidieri em 7 de julho de 2023.

Podem receber as refeições os usuários inscritos no Cadastro Único, no recorte de pobreza. Na entrega, o beneficiário deve apresentar documento com foto e CPF, e assinar um comprovante. A validação diária fica a cargo do restaurante, por meio de plataforma disponibilizada pela Seasic.

A oferta das refeições segue por ordem de chegada e de acordo com a composição familiar. Cada quentinha pesa, em média, 630 gramas, contendo uma proteína, dois acompanhamentos, uma guarnição e salada. O kit contém também suco e sobremesa. Não é permitido o consumo de refeição nas dependências do estabelecimento, e o horário de distribuição prossegue de acordo com a disponibilidade das refeições.

Fonte: Governo de SE

Publicidade
Publicidade