PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Prazo para ajustar situação eleitoral vai até 9 de maio

eleitoral

Os sergipanos têm até o dia 9 de maio para comparecer aos cartórios eleitorais mais próximos para atualizar e regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. São alguns serviços como o rezoneamento, transferência de domicílio, alistamento e revisão dos dados eleitorais que estão disponíveis.

Além disso, os eleitores podem requerer, até o fim do prazo, a inclusão de nome social no título de eleitor, seções com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e a regularização de pendência por eleitores que deixaram de votar e justificar o voto em três ou mais turnos seguidos.

O processo de rezoneamento eleitoral se fez necessário por conta da extinção da antiga 36º zona eleitoral em Aracaju, 7ª ZE, de Frei Paulo; 10ª ZE, de Itabaianinha; 20ª ZE, de Riachuelo; 25ª ZE, de Cedro de São João; 32ª ZE, de Pacatuba; e 33ªZE, de Poço Verde.

Penalidades

Caso o prazo seja encerrado e o eleitor que não votou nos últimos três turnos de eleições não compareça em algum cartório, o título será cancelado. Além de não poder votar, o cidadão fica privado de alguns direitos como emitir passaporte, sair do país e tomar posse de cargos em concursos públicos.

Quem não votou: o título é cancelado, e quem não votou no primeiro e segundo turno de 2016 e segundo turno de 2014, já está cancelado. Tem 9 de maio para regularizar. Se não for, além de não poder votar, fica impedida de tirar passaporte, tomar posse em concurso público e só pode fazer isso depois da eleição. Já houve casos de gente nessa situação, compra passagem para fora do país e não pode ir. Um exemplo de quem se enquadra neste caso é o eleitor que não votou nos primeiro e segundo turnos das eleições de 2016 e no segundo turno das eleições de 2014.

No entanto, quem não votou ou justificou ausência em dois turnos ou menos está com a situação irregular, mas pode votar neste pleito.

Rezoneamento

De acordo com a assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mais de 90% dos eleitores das zonas extintas já realizaram o procedimento, que consiste basicamente em transmitir a informação da nova seção eleitoral, para facilitar que a pessoa identifique seu novo local de votação.

Com informações do TRE

Publicidade
Publicidade