PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Prazo para cadastro no Mapa do Turismo encerra no dia 31 de maio

O mapa oferece a oportunidade de acesso ao pleito de recursos junto ao Ministério do Turismo, independente do fluxo turístico que a região possui (Foto: Setur)
O mapa oferece a oportunidade de acesso ao pleito de recursos junto ao Ministério do Turismo, independente do fluxo turístico que a região possui (Foto: Setur)

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), informa a todos os municípios sergipanos que o prazo de entrega da documentação para inserção das cidades no Mapa do Turismo Brasileiro, será encerrado na próxima sexta-feira, 31. O mapa oferece a oportunidade de acesso ao pleito de recursos junto ao Ministério do Turismo, independente do fluxo turístico que a região possui.

E com o intuito de descentralizar a política turística brasileira, o Ministério do Turismo (MTur), evidencia a importância da participação de todos os municípios por entender a necessidade de incentivos, mediante aos atrativos naturais e culturais característicos de cada localidade. Sendo assim, para auxiliar os municípios neste trabalho, uma equipe técnica da Setur segue realizando visitas em várias prefeituras oferecendo orientações sobre o tema.

O Estado de Sergipe foi dividido em cinco polos no qual, foi criado até o momento quatro Instâncias de Governanças Regionais de Turismo, são elas: Polo Velho Chico, Polo Tabuleiros, Polo Costa dos Coqueirais e Polo Sertão das Águas. O último polo, o Serras Sergipanas, foi implantado nesta terça-feira, 28, no município de Ribeirópolis.

Nos últimos dois meses, os técnicos da secretaria visitaram as Câmaras Municipais de Vereadores baseados em duas diretrizes: Orientar a respeito do Projeto de Lei dos Conselhos Municipais e a instalação de Instâncias de Governanças por polo turístico. Estas ações foram desenvolvidas nas cidades de Propriá, Siriri, Carmópolis, Santana do São Francisco, Itabaianinha, Tobias Barreto, Lagarto, Brejo Grande, Maruim e Umbaúba.

“Estamos visitando todos os polos na ideia de incentivar os municípios para se organizarem e terem a oportunidade de integrar o Mapa do Turismo Brasileiro. Pela primeira vez a inserção das regiões se apresenta neste formato, ou seja, com a participação da pasta in loco e isso demonstra o olhar do Governo de Sergipe em colaborar com o fortalecimento de cadeia turística em todo o estado”, afirma o gestor da pasta, Manelito Franco Neto.

Documentação

Para registrar o município no Mapa do Turismo, o MTur exige as seguintes documentações:

-Declaração do órgão pela pasta do Turismo; Comprovante da existência de dotação para o Turismo na LOA vigente; Termo de compromisso assinado pelo prefeito ou dirigente responsável pela pasta do Turismo; Comprovação de um Conselho Municipal.

-Participar de uma Instância de Governança formada por gestores públicos e privados dos municípios;

– Comprovante de inscrição de no mínimo um empreendimento local ou prestador de serviço no Cadastur.  www.cadastur.turismo.gov.br

Publicidade
Publicidade