PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Prefeita Hilda cria comitê e determina requisitos para reabrir o comércio de Lagarto

Hilda Ribeiro

Na última terça-feira, 03, a prefeita Hilda Ribeiro (SD) criou, por meio do Decreto Municipal nº 728, criou o Comitê Gestor de Retomada Econômica (COMGERE) que deliberará sobre a reabertura dos estabelecimentos comerciais instalados em Lagarto neste período de pandemia da covid-19.

De acordo com o texto, o COMGERE será composto da seguinte forma: Prefeita e os secretários de Indústria, Comércio e Turismo, Saúde, Ordem Pública e Defesa da Cidadania; e um representante da Polícia Militar, da Câmara de Vereadores, do Hospital Universitário, da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (SINDACSE), e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagarto (SINTRAF).

Além deles, também participará como colaborador um representante indicado por um Juiz que atue no município, bem como um indicado pelo Ministério Público, que deverá ser escolhido pelo promotor e pelo procurador municipal. Já as reuniões somente poderão ocorrer em ambientes virtuais, justamente para evitar aglomerações e o avanço da covid-19.

O comitê, como a prefeita já afirmou, tem o objetivo de também dividir as responsabilidades sobre a retomada das atividades econômicas. Entretanto, Hilda determinou que antes de decidir pela reabertura, o Comitê deverá observar os seguintes pré-requisitos:

  • Haver redução no número de casos;
  • Haver estrutura de saúde apta para atender a demanda por tratamento da covid-19;
  • Existam dados epidemiológicos suficientes acerca da evolução do contágio junto à população;
  • Seja possível adotar e controlar medidas de distanciamento social, a fim de evitar aglomerações em locais públicos e privados;
  • Haver a liberação gradativa das atividades consideradas não essenciais, inclusive quanto a capacidade de atendimento e tempo de funcionamento;
  • Haver restrição da realização de atividades em ambientes fechados e locais públicos com grande circulação de pessoas.
Publicidade
Publicidade