PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Prefeitura de Lagarto e Sintese entram em consenso sobre Projeto de Lei para instituição do novo CACS

lagarto

A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria da Educação e da Procuradoria Geral do Município, recebeu, nesta quinta-feira, 25, na sede da SEMED, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese).

O objetivo do encontro foi discutir propostas de colaboração ao Projeto de Lei que cria, em âmbito municipal, o novo Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Constituído pela Lei Federal nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, o novo Fundeb exige a criação, por Lei Municipal, de um novo conselho para controle e acompanhamento dos recursos destinados à Educação Básica do município, para substituir o conselho vigente, que deve ser criado até o dia 31 de março deste ano.

Na reunião, o Sintese apresentou alguns pontos propositivos para incrementar o projeto de lei da Prefeitura de Lagarto, com “propostas que dão ao novo conselho um caráter ainda mais democrático, participativo e de transparência; características que já estão presentes no CACS/Fundeb do nosso município, mas que sempre podem ser aprimoradas”, afirmou o secretário da Educação Magson Almeida.

Com os ajustes que foram debatidos e consensualizados, as proposituras foram muito bem avaliadas e seguirão para discussão e deliberação da Câmara de Vereadores de Lagarto.

As propostas e os pontos de discussão giraram em torno da estrutura administrativa do conselho; do acesso e da ampla divulgação dos registros contábeis e demonstrativos gerenciais do fundo; do aprimoramento do processo democrático de escolha dos representantes dos pais, alunos e sociedade civil, com editais específicos; e da inclusão da possibilidade de haver representações das Escolas do Campo, bem como de Escolas das comunidades Quilombolas e Indígenas, quando for o caso.

Para a Prefeita Hilda Ribeiro, o diálogo com as mais diversas categorias de classe, é uma constante da atual gestão municipal. “Por meio de um debate amplo, franco e democrático com os sindicatos, avançaremos em um governo participativo e quem ganha é o povo lagartense”, destacou a Prefeita.

Publicidade
Publicidade