PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Lagarto: Iniciadas as tratativas para reconstruir a carreira dos professores

2-20

A Prefeitura de Lagarto e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (SINTESE) iniciaram as tratativas visando a reconstrução do plano de carreira do magistério público municipal, que foi congelado na gestão do então prefeito Lila Fraga (DEM), com o aval da Câmara Municipal de Vereadores, em agosto de 2015.

Em entrevista ao Portal Lagartense, o Coordenador Regional do SINTESE, professor Nazon Barreto, explicou como a medida tem prejudicado os professores da Rede Pública Municipal até os dias atuais. “Lila congelou a nossa carreira e os outros prefeitos que vieram deixaram como estava, de modo que o reajuste que era dado era linear, para todo mundo. Então a carreira do professor em Lagarto ficou quebrada.

Na verdade, o nosso plano de carreira estabelece em que o professor nível médio, quando faz uma graduação, ele receba um percentual maior; quem tem pós-graduação, outro; mestrado, doutorado e por ai vai. Isso em Lagarto acabou e nós estamos buscando retomar essa nossa carreira, essa nossa tabela, o que é algo que a gente já vem discutindo”, contou.

De acordo com Nazon, as tratativas junto à Secretaria Municipal de Educação foram iniciadas há três semanas e tiveram prosseguimento no último dia 20, quando ficou acertado junto à Secretaria Municipal de Educação que será formada uma comissão para formular um projeto capaz de reestruturar o Plano de Carreira dos Professores.

“Eles compreenderam a nossa situação e disseram que até segunda-feira, apresentarão os nomes da gestão para essa comissão e nós apresentaremos os nossos. A partir daí, essa comissão vai marcar uma data, para iniciar os trabalhos e discutir sobre quais serão os percentuais que retornarão para a carreira a partir do nível de formação de cada professor. Feito isso, os resultados serão apresentados à prefeita, que precisará encaminhar um novo projeto de lei à Câmara, e a gente torce que isso aconteça até o final do ano, já que neste ano não pode haver reajuste por conta da pandemia”, detalhou.

Para Nazon, tudo tem ocorrido de maneira muito tranquila junto à gestão municipal, o que corrobora com o posicionamento do secretário Municipal de Educação, Magson Almeida, em um texto institucional da Prefeitura de Lagarto. “Iremos analisar, em uma comissão paritária, proposituras e ideias da categoria para que assim possamos debater e iniciar o planejamento e as ações que possivelmente irão recuperar a carreira dos professores, afetada com duras perdas em gestões municipais anteriores”, disse Magson Almeida.

 

Publicidade
Publicidade